Evento online celebra legado de Charles Darwin

12/02/2020 14:24

Em comemoração ao aniversário de Charles Darwin, nos dias 12 e 13 de fevereiro, é realizado o evento online Darwin Day. Organizada pelas professoras do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrea Marrero e Maria Alice Neves, a atividade celebra o trabalho e o legado do autor de A origem das espécies, marco da Teoria da Evolução.

O evento ocorre nas páginas do Facebook (no evento Darwin Day UFSC) e do Instagram (darwinday_ufsc). As postagens incluem artigos e curiosidades, alimentadas por pesquisadores e estudantes que ajudaram a compilar as informações. A interação poderá ser feita por meio de comentários nas publicações.

Entre as atividades, destaca-se uma declaração, por meio de vídeo, na qual professores da Universidade reafirmam que o criacionismo não pode ser motivo de discussão científica. “Toda a comunidade científica brasileira deve denunciar e se opor com firmeza a qualquer tentativa de utilizar recursos públicos para promover posições anticientíficas ou pseudocientíficas. Ideias diferentes devem ser bem-vindas na ciência porque estimulam as discussões que promovem o progresso científico. Mas essa diversidade de ideias não pode ser confundida com a admissão de posições que ignoram o funcionamento do próprio método científico”, destacam os docentes. Confira a declaração na íntegra:

Tags: CCBCentro de Ciências BiológicasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina