Calouros realizam a matrícula presencial

04/02/2020 18:10

Julia Caroline Santos de Souza fez a matrícula acompanhada da avó, Jane dos Santos

Nem o dia cinzento e chuvoso tirou o ânimo dos calouros – e de seus familiares – que vieram fazer as matrículas na tarde desta terça-feira, 4 de fevereiro. Durante toda a semana, os novos alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – aprovados no Vestibular, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e na Reopção de Curso – comparecem aos cinco campi para entregar seus documentos e passar pelas comissões de verificação.

Enquanto aguardava ser chamada na comissão de validação de renda, Julia Caroline Santos de Souza, aprovada no Vestibular para Enfermagem, contou estar bastante ansiosa para o início das aulas, no segundo semestre do ano. Ela já havia realizado um curso técnico em Saúde Bucal na UFSC e prestado, em outros anos, vestibular para Medicina, antes de optar pela Enfermagem. A jovem estava acompanhada da avó, Jane dos Santos, que não esconde o orgulho: “Foi um verdadeiro presente de final de ano. É um curso que gosto muito, que tinha vontade de ter feito. Já tenho uma filha técnica em enfermagem. Estou muito feliz mesmo”.

Sabrina Batista Oliveira vem de Embu das Artes para cursar Engenharia Sanitária e Ambiental

Já Sabrina Batista Oliveira vem de Embu das Artes (SP) para cursar Engenharia Sanitária e Ambiental. Ela comenta que já gostava muito de Florianópolis e que tem parentes na cidade, mas que só foi conhecer o campus ao prestar o Vestibular. “Adorei. Eu via pelo Google Maps, olhava, achava muito bonito. Mas é bem diferente quando a gente vem conhecer aqui. Achei a estrutura muito boa.” A expectativa, diz, não poderia ser melhor: “Eu fiz cursinho pré-vestibular e, desde o início, queria estudar aqui na UFSC e queria fazer esse curso. Então, para mim ainda é meio irreal que eu consegui passar no curso que eu quero e na faculdade que eu quero. Fiquei bem feliz, e minha família também”.

O incentivo da família também foi um dos fatores determinantes pela opção de Nathalya Bezulle sair de São Caetano do Sul para fazer Ciências Econômicas. Seu irmão já mora em Florianópolis e chegou a iniciar o mesmo curso na UFSC. “E também, eu queria fazer uma faculdade que fosse perto da praia, em um lugar com uma qualidade de vida melhor. Aí já foi outro incentivo para eu vir”, conta. “Gostei de tudo aqui. O campus é muito bonito, bem arborizado. Estou muito ansiosa para começar”, complementa Nathalya.

Nathalya Bezulle foi ao Centro Socioeconômico realizar a matrícula em companhia do irmão, Victor Gabriel Bezulle

A etapa presencial da matrícula – que é antecedida pelo envio online de documentos para quem ingressa pelo Vestibular ou pela Reopção de Curso – começou na segunda-feira (3) e segue até a próxima sexta-feira, dia 7. Devem comparecer nas coordenadorias de seus cursos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, todos os candidatos classificados pelo Vestibular (primeira e segunda chamadas), pelo sistema de Reopção de Curso e pelo Sisu. Os classificados nas modalidades de políticas de ações afirmativas voltadas a pessoas com deficiência, com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa ou a pretos, pardos e indígenas devem se apresentar primeiramente nas respectivas comissões de validação de autodeclaração, conforme horário, data e local previstos no cronograma das portarias de matrícula (VestibularSisu ou reopção de curso).

Mais informações: https://noticias.ufsc.br/2020/02/calouros-devem-realizar-a-matricula-presencial-ate-o-final-da-semana/

Camila Raposo/Jornalista da Agecom/UFSC

Fotos: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Tags: matrículareopçãoSisuSisu 2020UFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibularvestibular 2020 UFSC UFFS