Pesquisadores da UFSC apresentam resultados de expedição pela baía de Florianópolis
O subprojeto Ecoando Sustentabilidade da Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta os resultados obtidos com a expedição do Veleiro ECO-UFSC pela baía da Ilha de Florianópolis e arredores nesta sexta, dia 24. O evento ocorre no Departamento de Botânica, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), às 16h. O projeto é parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A expedição contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação da UFSC, pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior e representantes da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Floram). Dentre os resultados observados no gradiente de contaminação analisado, os pesquisadores destacam a perda de biodiversidade, as elevadas temperaturas e os baixíssimos níveis de oxigênio na área. Esses dados representam alerta das consequências da poluição quando combinada com o aquecimento do planeta.
O biólogo marinho Jason Hall-Spencer, professor da Universidade de Plymouth, do Reino Unido, reforçou que o cenário é preocupante e tem sido observado em outras partes do planeta com o avanço das zonas mortas. Jason Hall-Spencer é pesquisador dos fenômenos das mudanças climáticas nos ecossistemas marinhos costeiros. O professor Orestes Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, comandante da embarcação, destaca a necessidade de um engajamento para a busca de soluções. Além do cenário observado os alunos apresentarão algumas alternativas de soluções para lidar com o problema, buscando sua mitigação considerando aspectos sócio-ambientais e econômicos.
Sobre o Veleiro-ECO
O Veleiro ECO é um laboratório de pesquisa embarcado que desenvolve e contribui com projetos e estudos vinculados à sustentabilidade dos oceanos.
Mais informações sobre o laboratório no site.