Fernando Richartz é o novo Secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC

16/01/2020 13:10

Fernando Richartz é o novo secretário de Planejamento e Orçamento da UFSC. (Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC)

O professor Fernando Richartz, do Departamento de Ciências Contábeis, foi nomeado novo Secretário de Planejamento e Orçamento (Seplan) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 15 de janeiro. Richartz substitui o professor Vladimir Arthur Fey, que ocupará a diretoria de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Richartz fez graduação, mestrado e doutorado na UFSC, e é docente na instituição desde 2017. Como docente, assumiu algumas coordenações e, no último ano, esteve à frente da subchefia do departamento de Ciências Contábeis, tendo atuado como chefe em exercício desde meados de 2019. Sua área de pesquisa é Gestão, e conta com experiência na iniciativa privada, onde atuou na criação e como analista de inteligência industrial no Observatório da Indústria Catarinense na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e como executivo na Investe SC, a Agência Agência de Atração de Investimentos de Santa Catarina, uma parceria entre o Governo do Estado e a Fiesc. “Na minha experiência, as rotinas de planejamento sempre foram constantes, o que possibilita entender a relação público-privada e nos permite vislumbrar oportunidades para a UFSC”, pontua Richartz.

O convite para assumir a pasta chegou para Richartz em novembro de 2019. Desde então, passou a conciliar atividades entre a chefia interina do Departamento de Ciências Contábeis e a Seplan. “Durante o mês de dezembro e nesse início de janeiro acompanhei o trabalho na Seplan diariamente. Isso permitiu estar presente em dois importantes momentos, o encerramento do ano e a abertura do orçamento de 2020. Assim, agora com a transição finalizada temos uma integração excelente com a equipe, o que facilita os trabalhos na Seplan”, salienta o gestor.

Sobre os desafios que deve encontrar em seu dia a dia, Richartz acredita que serão muitos. “O principal desafio é manter o nível de qualidade dos serviços prestados à comunidade universitária, mesmo frente às incertezas orçamentárias que teremos para 2020. Contudo, em 2019 tivemos exemplo de que é possível melhorar sempre, e a experiência adquirida nos condiciona a fazermos um ano de 2020 ainda melhor para a UFSC”, ressalta.

Tags: Secretaria de Planejamento (Seplan)SeplanUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina