UFSC Ciência: revista de divulgação científica tem nova edição em 2019

20/12/2019 09:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lança, neste fim de ano, a terceira edição da revista UFSC Ciência. A publicação é produzida pela equipe da Agência de Comunicação (Agecom) com o objetivo de promover a divulgação científica e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas na universidade. A revista pode ser acessada on-line e também está disponível em versão impressa.

A proposta é trazer, em linguagem acessível, parte do grande volume de saber científico produzido na UFSC. A diretora da Agecom, Mayra Cajueiro Warren, destaca que o objetivo é “traduzir um pouco do que produzem os mais de 620 grupos de pesquisa, que desenvolvem aproximadamente de 2,7 mil projetos na Universidade. São milhares de publicações em revistas científicas mundo afora, e nossa intenção é dar visibilidade à nossa produção. Tem destaque também a extensão, que atualmente realiza 21,8 mil iniciativas com impacto direto na sociedade”, complementa. O projeto gráfico foi desenvolvido pela Coordenadoria de Design e Programação Visual da Agecom, e toda a impressão foi feita na Imprensa Universitária.

Esta edição da revista traz 40 páginas sobre pesquisas de impacto nacional e internacional em diversos campos de estudo, além de textos que abordam histórias de projetos de extensão e cultura da Universidade. Destacam-se a dedicação e o compromisso dos pesquisadores com a ciência, como na emocionante história de Carlos Zanetti, os 40 anos do projeto de extensão que assumiu a gestão das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, e a tese de doutorado sobre os sistema penal brasileiro e o tratamento aos jovens que cumprem medidas socioeducativas.

A distribuição da versão impressa será realizada pela Agecom. Centros de Ensino, Pró-Reitorias, setores administrativos e acadêmicos receberão as revistas para distribuírem para estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes. Além disso, exemplares serão enviados para a imprensa, escolas e universidades.

A UFSC Ciência está disponível para leitura on-line aqui.

Tags: AgecomAgência de Comunicação da UFSCRevista UFSC CiênciaUFSCUFSC CiênciaUniversidade Federal de Santa Catarina