Estudantes de Direito da UFSC realizam excursão jurídica em Brasília

09/12/2019 16:54

Estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram de excursão jurídica em instituições e órgãos públicos em Brasília, Distrito Federal, entre os dias 4 e 6 de dezembro. Organizado pelos acadêmicos membros do grupo de extensão “Legisla UFSC”, a excursão contou com visitas técnicas, culturais, em sessões plenárias que tiveram o objetivo de conscientizar os estudantes acerca do funcionamento, da importância das instituições e, sobretudo, da participação dos cidadãos na vida pública. Destacaram-se as visitas ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional, Procuradoria Geral da República (PGR) e Tribunal de Contas da União (TCU).

Estudantes em frente ao STF. Foto: Legisla UFSC

Entre as experiências mais marcantes, os estudantes ressaltaram o contato direto com o Ministro do STJ Sérgio Kukina em seu próprio gabinete, onde relatou também sua jornada da universidade pública até a Corte Cidadã. Ainda salientaram a palestra com a subprocuradora-geral da República, Samantha Chantal Dobrowolski, que se graduou em Direito e também realizou sua pós-graduação na UFSC, bem como lecionou na Universidade. O grupo registrou ainda o encontro inesperado pelos corredores das supremas cortes com professores renomados do universo jurídico, que trouxeram grandes ensinamentos não somente acadêmicos, mas também profissionais e pessoais.

Tags: direito UFSCLegisla UFSC