Empresas Juniores da UFSC receberão novos incentivos em 2020

31/12/2019 12:05

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anunciou, nesta terça-feira, 31 de dezembro, a aprovação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para investimentos no desenvolvimento de Empresas Juniores (EJs) na Universidade. A UFSC candidatou-se a ser uma das sete universidades federais a receber o apoio. Os recursos são do Ministério da Educação (MEC) e já estão à disposição da instituição.

O pró-reitor Rogério Cid Bastos, da Proex, destacou que a UFSC foi escolhida graças ao estágio de desenvolvimento das iniciativas de EJs nos cursos de graduação da Universidade. A principal proposta para o recurso, segundo o gestor, será “criar ambientes de coworking com recursos tecnológicos atualizados para alavancar o desenvolvimento e consolidar as EJs já existentes, além de dar condições de promover a institucionalização das EJs que estão em processo de implantação”. A UFSC possui 14 empresas juniores reconhecidas pela instituição e outras 17 iniciativas em processo de reconhecimento institucional. O projeto de aplicação dos recursos será lançado oficialmente no início do próximo semestre letivo.

“Esses recursos serão direcionados para aquelas iniciativas que tenham o reconhecimento institucional. É um projeto direcionado às áreas nas quais são encontradas as maiores carências de infraestrutura física e de equipamentos. Queremos assim, ampliar os recursos à disposição desta importante atividade de extensão”, salienta Cid Bastos. “O envolvimento de estudantes neste tipo de iniciativa permite sua absorção como atividade passível de integralização curricular de atividades de extensão. Deste modo a UFSC aplica recursos de elevada monta para consolidar o processo de Curricularização da Extensão dentro de nossos cursos de graduação”, complementa. O pró-reitor elogiou o apoio do reitor Ubaldo e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) da UFSC na obtenção dos recursos.

As Empresas Juniores são regulamentadas pela lei Nº 13.267/16, e na UFSC pela Resolução Nº 90/CUn/2017. Também estão previstas como atividades de integralização curricular de extensão no PNE/2014 e a na Resolução Nº 7/CNE/2018.

Tags: Empresas JunioresPró-Reitoria de Extensão (Proex)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina