DIVULGA UFSC – 20/12/2019 – Edição 1368

20/12/2019 11:18

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 20/12/2019 – Edição 1368

Aniversário de 59 anos da UFSC é marcado com arte pelo campus Trindade

O 18 de dezembro de 2019, data na qual a Universidade Federal de Santa Catarina comemora 59 anos, foi marcado, por inaugurações de obras de arte pela UFSC, além de um evento especial no auditório Garapuvu. As novas obras levam a arte visual para a entrada do Colégio de Aplicação e para a lateral do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Continue a leitura>>.

UFSC: Mensagem de Boas Festas

O ano de 2020 marca seis décadas de existência da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criada em 18 de dezembro de 1960, a Instituição alcança sua maturidade em um ano que vai exigir da comunidade universitária, bem como da sociedade brasileira, muita serenidade e equilíbrio. O modelo de educação superior pública sentiu de perto, em 2019, o peso do que ele representa. Continue a leitura>>.

Horário de verão na UFSC das 7h30 às 13h30, até janeiro de 2020

A UFSC informa que a partir de segunda-feira, 23 de dezembro, começa o horário de verão na instituição. Conforme orientação do governo federal, o horário de verão tem por finalidade a economia de energia elétrica no período de menor demanda. Dessa forma, o atendimento à comunidade interna e externa na universidade em todos os setores passa a ser das 7h30 às 13h30. Na UFSC, casos excepcionais e justificados podem ter a realização de atividades institucionais fora do horário estabelecido, como quando houver a prestação de serviços essenciais à comunidade.

Refeições serão servidas no restaurante do CCA a partir de 21 de dezembro

A alimentação servida no restaurante da Trindade será transferida para o restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Itacorubi, a partir de 21 de dezembro, conforme comunicado da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). O restaurante do CCA será fechado quatro dias: 24 e 25 de dezembro, e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações.

Alteração em Normativa e suspensão de novos contratos de estágios pagos pela UFSC

O Departamento de Integração Acadêmica e Profissional (DIP/PROGRAD) informa que em 18/12/2019, no Diário Oficial da União (DOU), publicou a Instrução Normativa nº 213, que estabelece as orientações sobre o estágio no âmbito da Administração Pública federal, que afetam os estágios realizados na UFSC. Diante da necessidade de ajuste nos sistemas, no edital e na programação orçamentária, será necessária a suspensão de prorrogações e de novos contratos de estágio não obrigatório pagos pela UFSC durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020. A medida não afeta os contratos que estiverem em vigência, que poderão continuar normalmente até seu fim previsto. As informações sobre os novos termos dos contratos a partir de março/2020 e sobre o Edital PIBE 2020 serão divulgadas posteriormente. Mais informações: http://portal.estagios.ufsc.br/dip.prograd@contato.ufsc.br ou (48) 3721-9296.

UFSC Ciência: revista de divulgação científica tem nova edição em 2019

A UFSC lança, neste fim de ano, a terceira edição da revista UFSC Ciência. A publicação é produzida pela equipe da Agência de Comunicação (Agecom) com o objetivo de promover a divulgação científica e dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas na universidade. A revista pode ser acessada on-line e também está disponível em versão impressa. Continue a leitura»».

Mestranda da Pós em Ecologia da UFSC recebe prêmio em conferência internacional

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Larissa Dalpaz foi premiada como melhor apresentação estudantil da América do Sul na Conferência Mundial de Mamíferos Marinhos (WMMC), realizado na Espanha de 9 a 12 de dezembro. A pesquisa de Larissa estuda a população de baleias-de-Bryde que vive na Bacia de Santos (entre Florianópolis e Cabo Frio). Esta espécie de baleia está entre as menos conhecidas do mundo e a população que Larissa estuda passa o ano inteiro em águas brasileiras. Continue a leitura»».

Vida UFSC: série sobre cotidiano na Universidade traz história do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar

A websérie Vida UFSC, produzida pela Agência de Comunicação (Agecom), tem como propósito demonstrar um pouco da construção coletiva da Universidade: o cotidiano, a rotina, o trabalho e a percepção das pessoas que compõem a comunidade universitária. Neste episódio, a série aborda o trabalho desenvolvido pela professora Rosemy da Silva Nascimento no Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). Confira o vídeo e a série do Vida UFSC em nosso canal do YouTube.

UFSC integra equipe campeã do ‘Solar Decathlon Latin America and Caribbean 2019’

A UFSC integrou o ‘Team MINGA’ vencedor da competição acadêmica de casas solares Solar Decathlon Latin America and Caribbean 2019, realizada em dezembro na cidade colombiana de Cali. A equipe foi criada por meio de uma colaboração entre a Pontifícia Universidade Javeriana de Cali (PUJC), a UFSC e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Cinco estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo estiveram em Cali por mais de um mês finalizando a construção da casa e participando da competição. Continue a leitura»».

Exposição Itinerante Fortalezas da Ilha de Santa Catarina na Biblioteca Universitária

Em comemoração aos 40 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC a Biblioteca Universitária recebe a mostra itinerante sobre o ‘Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina’. A exposição está localizada no Espaço Expositivo do Salão Principal. A Biblioteca acrescenta a exposição livros sobre as Fortificações que podem ser emprestados pela comunidade acadêmica. Informações: (48) 37212465 ou veronica.orlandi@ufsc.br.

Divulga UFSC retorna em 2020

AO informativo Divulga UFSC voltará a ser editado pela Agecom a partir de fevereiro do próximo ano. Pedidos de divulgação no período de férias acadêmicas devem ser enviados para o e-mail agecom@contato.ufsc.br.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.