UFSC na mídia: pesquisas da Universidade sobre uso de agrotóxicos são tema de reportagem

06/11/2019 11:58

Na revista DC, publicada no último dia 3 de novembro, duas pesquisas sobre consequências do uso de agrotóxicos para a saúde, desenvolvidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foram tema da reportagem especial intitulada ‘Não existe dose segura de agrotóxico’, diz médico sobre o uso de defensivos em SC.

A notícia citou o trabalho da doutora em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e professora de Toxicologia do Departamento de Patologia da UFSC, Claudia Regina dos Santos, que realiza uma pesquisa sobre a saúde de trabalhadores rurais da Grande Florianópolis.

Foto: Eddie Kopp/Unsplash

O estudo teve início em 2014 e é um dos primeiros do Estado que investiga a relação direta entre a saúde e a exposição aos agrotóxicos. Atualmente, a pesquisa está sendo realizada em Santo Amaro da Imperatriz. Os primeiros a participaram foram moradores do município de Antônio Carlos.

Outro estudo citado pela reportagem é o trabalho desenvolvido, desde 2009, pelo Departamento de Bioquímica da UFSC. A pesquisa é coordenada pela doutora em bioquímica Ariane Zarmoner Pacheco de Souza, professora no setor. O estudo analisa os impactos no sistema nervoso central causado por herbicidas a base de glifosato — um dos compostos mais utilizados no mundo.

> Clique AQUI para ler a reportagem

Tags: agrotóxicosDepartamento de BioquímicaDepartamento de PatologiaNSC TotalsaúdeUFSC na mídia