Projeto de extensão do campus Blumenau promove espetáculo teatral sobre educação ambiental

06/11/2019 13:23

No dia 8 de novembro, será apresentada na UFSC Blumenau a peça “Arara, Gralha e Pinhão, até quando existirão”, com o grupo de teatro Flogisto. O evento é gratuito e aberto ao público geral, com horário de início às 18h30, no Auditório do campus (bloco B da Sede Acadêmica).

O espetáculo aborda temas como a biopirataria, a extinção de espécies e a ganância do bicho sapiens. A narrativa engloba a trajetória de duas aves ameaçadas de extinção: a Ararinha Azul, fugitiva do Parque das Aves em Foz do Iguaçu; e de sua grande amiga, a Gralha Azul, amizade esta engendrada numa floresta situada na região sul do país. As amigas unem-se para tentar resgatar Maria Barra, esposa do João-de-Barro, que foi presa pelo próprio marido em sua casa, quando são surpreendidas por um caçador. Tudo parece perdido, mas essas personagens seguem em frente lutando pela afirmação de sua importância para a preservação do ecossistema.

A ação faz parte do projeto de extensão “Direitos humanos e diversidade: arte, ciência e tecnologias em movimento para uma educação alterizante”, coordenado pela professora Renata Orlandi.

Sobre o grupo

O grupo Flogisto foi formado no ano de 2017 com o intuito de promover a divulgação científica por meio das artes cênicas. A peça Fogo Líquido, primeiro espetáculo produzido pelo grupo, foi apresentada em São Carlos/SP – a convite da Universidade Federal de São Carlos – em Curitiba, Ponta Grossa e Carambeí. Com esse mesmo espetáculo, o Flogisto participou de festivais, como o Ciência em Cena e Mostra de Teatro da UFPR. “Arara, gralha e pinhão, até quando existirão?” é o segundo espetáculo do grupo. A peça já foi assistida por mais de duas mil pessoas em diversas cidades do país.

(Daiana Martini/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações de Renata Orlandi)

Tags: Campus BlumenauUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina