Mesa-redonda traz relatos de viagens de pesquisa para Argentina, Paraguai, Uruguai e República Democrática do Congo

01/11/2019 10:18

A pesquisa realizada na universidade transcende fronteiras, aproxima de nossos vizinhos e de países distantes por meio da troca de histórias, de conhecimento e de experiências. Isso tudo só é possível por meio da tradução e das viagens – físicas e literárias – realizadas pelos pesquisadores. Na mesa-redonda Diários de viagens: uma pesquisa em tradução, três doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC compartilham seus diários de viagens de pesquisa realizadas em 2019 para a República Democrática do Congo, Argentina, Paraguai e Uruguai para estudar a tradução em línguas tão diversas como o swahili, o espanhol (ou castelhano) e as línguas de sinais sul-americanas.

A mesa de discussão contará com o pesquisador Jefferson Santana (Jeff), professor da Universidade Federal do Espírito Santo, que relata seus estudos sobre as políticas de tradução em línguas de sinais na Argentina, Paraguai e Uruguai. Já a doutoranda e embaixadora universal da paz, Mwewa Lumbwe, traz o seu diário de viagem para as províncias de Haut Katanga e Haut Lomami na República Democrática do Congo, onde observou a localização e a cultura oral de duas línguas bantu: swahili e kiluba. Por fim, Claudio Luiz da Silva Oliveira, professor da Universidade Federal do Acre, compartilha sua experiência de pesquisa na Argentina, onde dedicou-se a desvendar as cartas de Mariquita Sánchez, representante política feminista do século XIX da sociedade de Buenos Aires.  A mesa será mediada pelo professor Carlos Henrique Rodrigues do PGET e está sob responsabilidade da professora Dirce Waltrick do Amarante.

Após a apresentação dos três pesquisadores, haverá tempo para perguntas e bate-papo. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para ter direito ao certificado é necessário se inscrever pessoalmente e assinar a lista de presença durante o evento.

O quê:  Diários de viagens: uma pesquisa em tradução
Quem: Palestrantes: Mwewa Lumbwe, Jefferson Santana (Jeff) e Claudio Luiz da Silva Oliveira
Quando: 04/11/2019 às 14h30
Onde: Biblioteca Central da UFSC – sala Harry Laus