Lançamento de livro e mesa redonda sobre formação de professores ocorre dia 7, na UFSC

06/11/2019 12:25

O Grupo de Investigação sobre Política Educacional (GIPE-Marx) do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC) convida a comunidade para a o lançamento do livro “Desventuras dos professores na formação para o Capital”,  e mesa redonda sobre “A demolição do professor na proposta de formação docente da Base Nacional Comum para a formação de Professores da Educação Básica”. A mesa redonda ocorrerá quinta-feira, dia 7 de novembro, às 18h, na sala 627 do Bloco A do CED. As convidadas são Olinda Evangelista, uma das autoras do livro, e Letícia Fiera, sob a coordenação de Astrid Baecker Avila, outra autora. No mesmo local, às 20h, o livro será lançado.

Sinopse

Neste volume discute-se a formação do professor no Brasil após os anos de 2000. O objetivo dos autores foi o de oferecer, a docentes e estudantes dos cursos de licenciaturas e interessados, evidências acerca do gigantismo da “fábrica de professores” e do vasto mercado da certificação em nível superior no Brasil. Sob a batuta de interesses nacionais e internacionais do grande capital, instituições particulares encontraram na modalidade de Educação a Distância um campo específico de produção de lucro, largamente sustentado por bolsas públicas e privadas, com o inconsequente endividamento juvenil. Tal política, implementada pelo Estado na virada do século, teve em vista obliterar a possibilidade da emergência da consciência de classe do trabalhador, posto que o contingente principal de trabalhadores vem sendo formado via privatização da qualificação dos profissionais da escola pública. Desejam os autores que as reflexões apresentadas fecundem ações políticas a favor da construção de uma consciência política que nos leve, a todos e todas, a cerrar fileiras na defesa inconteste da escola pública brasileira.

Mais informações no site do GIPE-Marx.