Inscrições abertas para associação de ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica

06/11/2019 10:07

Foto: divulgação

Na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, às 13h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (auditório Garapuvu) ocorrerá a Assembleia de Criação da Alumni EMC, Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica e da antiga Escola de Engenharia Industrial da Universidade Federal de Santa Catarina.

A Alumni EMC tem por finalidade promover a difusão de conhecimentos que contribuam para o aperfeiçoamento continuado dos seus associados e para a melhoria da qualidade do ensino de Engenharia no Estado. Os recursos obtidos com a cobrança da anuidade, no valor de 300 reais, serão usados na promoção de debates, seminários, exposições e outros eventos destinados à troca de experiências entre os associados. Para tornar-se membro da Associação, o primeiro passo é submeter a ficha cadastral preenchida, disponível aqui.

Há 2 categorias para ex-alunos: Sócios Fundadores, os que concluíram os cursos de graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia de Materiais, bem como os cursos de pós-graduação em Engenharia Mecânica ou Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC e assinarem a Ata de Criação da Associação (no dia 11);  Sócios Natos, os que concluíram os cursos de graduação em Engenharia Mecânica ou Engenharia de Materiais, bem como os cursos de pós-graduação em Engenharia Mecânica ou Ciência e Engenharia de Materiais na UFSC e se filiarem posteriormente à Alumni EMC.

A solenidade de Constituição da Alumni EMC terá como destaque a palestra do Eng. Ricardo Penteado, Chefe de Operações de Pista da Renault desde 2016. Rico – como ele prefere ser chamado –  fez sua graduação em Engenharia Mecânica na UFSC, em 1995. Ao final dela, conseguiu o estágio na Renault com o qual iniciaria sua carreira. Na segunda-feira, ele falará sobre suas mais de 200 corridas de Fórmula 1 e outros assuntos.

Histórico

Vale lembrar que o Prof. Sergio Gargioni, atual Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, já criou uma associação para egressos da disciplina Projeto de Sistemas de Qualidade, em 1995. No mesmo ano, promoveu o I Encontro de Ex-alunos da disciplina que leciona (foto destacada).

Em 2019, Gargioni tomou a iniciativa de criar a Alumni EMC.  Em latim, Alumni significa “estudantes” e é o termo utilizado no mundo inteiro para designar os antigos alunos de uma Universidade. A UFSC já até tentou constituir uma Associação de Ex-Alunos, sem continuidade. Em 2017 os egressos do Curso de Direito desta instituição formaram a Alumni ‘32, batizada em celebração ao ano de criação do curso. Também a Automação está compondo sua Alumni, bem como outros cursos que sabem da importância de estabelecer uma rede de egressos.

Informações: EMC/UFSC

Tags: Alumni EMCengenharia de materiaisEngenharia MecânicaUFSC