Hospital Universitário da UFSC organiza campanha sobre prematuridade em Florianópolis

06/11/2019 13:08

II Caminhada da Prematuridade da Grande Florianópolis, 2018

O Hospital Universitário (HU) da UFSC, junto a outros representantes das unidades neonatais de Florianópolis, organiza a III Caminhada da Prematuridade da Grande Florianópolis, no dia 10 de novembro, na Avenida Beira-Mar Norte, entre o Bolsão da Casan e o Trapiche Beira-Mar.

A ação tem apoio da ONG Prematuridade.com e da Sociedade Catarinense de Pediatria e busca dar visibilidade à prematuridade, principal causa de mortalidade infantil no Brasil. O país é o 100º no ranking mundial da prematuridade, onde mais de 12% dos partos realizados são de prematuros. Em Florianópolis, essa taxa está em 10%, ou seja, a cada dez nascimentos, ao menos um é prematuro.

Entre os organizadores da caminhada, ao lado do HU da UFSC, estão a Maternidade Carmela Dutra, o Hospital São José, o Hospital e Maternidade de Biguaçu, a Clínica e Maternidade Ilha, a Clínica e Maternidade Santa Helena e a Coordenadoria Macrorregional de Saúde de Florianópolis da Secretaria de Estado da Saúde, representando também outros 22 municípios da Grande Florianópolis.

O evento em Floripa faz parte de uma mobilização nacional com caminhadas de conscientização em diversas cidades brasileiras. “A caminhada contará com a participação de mães com seus bebês nascidos prematuros, além de adultos que também foram prematuros e hoje compartilham a experiência em prol da causa. Queremos os participantes vestidos de roxo, colorindo a Avenida Beira-Mar com bexigas para ampliar a conscientização sobre o tema”, comenta Zaíra Custódio, coordenadora do evento. No ponto de chegada, haverá infraestrutura de lazer para crianças.

Outra ação alusiva ao Novembro Roxo será o Seminário Científico que ocorrerá no dia 20, no Auditório da Associação dos Municípios, no bairro Capoeiras. O objetivo é debater com profissionais da Atenção Primária e Atenção Hospitalar temas baseados em evidências científicas, referentes a prevenção da prematuridade e as boas práticas no cuidado neonatal.

O que: III Caminhada da Prematuridade em Florianópolis
Quando: Domingo, dia 10/11/2019
Local: Saída no Bolsão da Casan, Avenida Beira-Mar Norte e chegada no Trapiche Beira-Mar
Horário de saída: às 9h