Filmes sobre a natureza e povos indígenas são destaque no Planeta.doc

01/11/2019 09:11

Filmes com a natureza, a questão socioambiental e os povos indígenas na tela, suscitando reflexão e debate. É o Planeta.doc Film Festival que retorna nesta sexta-feira, 1º de novembro, ao campus da UFSC na Trindade, levando à comunidade universitária e à toda a população de Florianópolis os filmes selecionados da Mostra Floresta.

Depois da abertura com o I Fórum Audiovisual de Natureza e a IV Conferência Planeta.doc, na semana passada, o Planeta.doc Festival reencontra o público universitário da UFSC.  Nesta sexta-feira haverá três sessões no Centro Socioeconômico (CSE), abertas ao público e com entrada gratuita. A maioria dos filmes é de documentários de curta e média metragem, mas também serão exibidos filmes em animação e longa metragens.

A programação prossegue em novembro na UFSC nos dias 4, 5, 7, 8, 20, 22, 27 e 29. Além do auditório do CSE também haverá exibição de filmes na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos, na Biblioteca Universitária e no Centro de Filosofia e Ciências Sociais. Paralelamente, o Planeta.doc Festival exibirá filmes em alguns dos principais espaços culturais da capital catarinense.

Nesta sexta-feira, pela manhã, a partir das 9h, serão exibidos no CSE o curta em animação Caminhos dos Gigantes, Micromundo em Uma Sacada, Plantae, um dos episódios da série Nokun Txai – Nossos Txais, e Osiba Kangamuke – Vamos lá, Criançada. À tarde, às 15h, serão exibidos Poema Imperfeito e Curupira – Bicho do Mato, um trabalho experimental que registra as reações dos membros de uma comunidade no coração da Amazônia ao usarem a tecnologia para ouvir os sons amplificados da selva, dos pássaros e animais. À noite, a partir das 19h, serão exibidos Abigail, Poema Imperfeito, Curupira – Bicho do Mato e Xavante: Memória, Cultura e resistência.

A programação completa está disponível no site, na página do festival no Facebook e Instagram, podendo também ser acessada no celular através do aplicativo Planetadoc.

Tags: Centro SocioeconômicoCSEPlaneta.doc Film FestivalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina