Conselho Universitário da UFSC homologa calendário de reposição de aulas

06/11/2019 17:41

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC aprovou, em decisão da maioria dos conselheiros, nesta terça-feira, 5 de novembro, a homologação da Resolução Normativa Nº 132/2019, que havia sido assinada ad referendum pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar, após parecer favorável da Procuradoria Federal junto à UFSC

A resolução versa sobre os procedimentos para garantir a reposição das atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e do Colégio de Aplicação (CA) no âmbito da UFSC em decorrência da paralisação de estudantes.

A aprovação do parecer do conselheiro Marco Antônio M. P. Machado, relator da matéria, ocorreu em sessão extraordinária do Conselho. Foram 35 votos favoráveis e oito contrários à homologação. Durante a deliberação, houve manifestações favoráveis e contrárias ao parecer e à Resolução, além do compartilhamento de experiências dos Centros de Ensino sobre como foi a mobilização durante o período de paralisação estudantil.

Calendário Acadêmico

O Conselho debateu, ainda, as alterações ao Calendário Acadêmico 2019 da Universidade. O processo é da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), considerando os termos da Resolução Nº 132/2019. O parecer também foi do conselheiro Marco Antônio. A proposta da Prograd, elaborada em conjunto com o Departamento de Administração Escolar (DAE) teve como embasamento as exigências legais da quantidade de dias letivos por semestre, bem como as informações encaminhadas pelos colegiados de curso, que tiveram um prazo de cinco dias após o fim da paralisação para decidir sobre as atividades de reposição.

O calendário aprovado em 2018 continua valendo para aqueles cursos cujos colegiados informaram não necessitar reposição. Para os demais, que informaram o período necessário, aplica-se o ajuste.

As mudanças aprovadas são:

• Período adicional para o cancelamento e trancamento de disciplinas: de 18 de outubro a 14 de novembro de 2019;
  • Primeiro período de reposição de aulas até 23 de dezembro de 2019;
  • Segundo período de reposição de aulas entre 1 e 28 de fevereiro de 2020.

Haverá, ainda, novos prazos adicionais para lançamento e publicação de notas e para outros procedimentos.

O calendário atualizado deve ser publicado em breve. Alunos que tiverem dúvidas quanto ao calendário de seu curso deverão buscar informações junto ao seu Departamento.

Mayra Cajueiro Warren/jornalista da Agecom/UFSC

Tags: CUnprogradUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina