‘A Floresta Encantada’: estudante do Colégio de Aplicação lança livro nesta segunda, 18

14/11/2019 18:09

Maria Clara Francisco de Souza, 11 anos, estudante do 4º Ano C do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC) lança nesta segunda-feira, 18 de novembro, seu primeiro livro: A Floresta Encantada. A obra conta a história de Mia, personagem que explora e vive aventuras em uma floresta encantada. O lançamento ocorre na segunda-feira, 18 de novembro, a partir das 10h, no Espaço Estético do Colégio de Aplicação.

Escola como espaço mágico

O livro escrito e com fotografias de Maria Clara é fruto das atividades desenvolvidas pela autora junto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado no Colégio. Dentre essas atividades, a a professora de Educação Especial Josiane Eugênio buscou estimular a produção textual, o uso da linguagem verbal e não verbal para responder à questão: “o que a escola representa na vida de uma criança?”. O livro apresenta, dessa forma,  a escola como um lugar mágico, capaz de despertar em cada um(a) o viver suas próprias aventuras na busca pelos seus conhecimentos.

Na apresentação do livro a professora orientadora registra que a cada etapa de produção, valorizou-se o processo individual e autônomo da estudante: “Priorizou-se a busca pelo prazer da escrita e do registro fotográfico cheios de encantamento e aventura. Assim, este livro faz pensar o quanto as crianças (re)criam os espaços e seus modos de vida e descobrem a felicidade de ser e estar na escola.” Josiane Eugênio.

Serviço
O quê: Lançamento do livro “A Floresta Encantada”, de Maria Clara Francisco de Souza
Quando:  18 de novembro, às 10h
Onde: Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC