Projeto Rondon na UFSC seleciona estudantes para Operação Julho/2020

17/10/2019 09:31

Estudantes da UFSC durante “Operação Tocantins”, do Projeto Rondon, em 2017.

A Coordenação do Projeto Rondon na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida estudantes de graduação e professores da universidade para a reunião de seleção de rondonistas, que será realizada no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 12 horas, na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O objetivo é selecionar estudantes interessados em participar da Projeto Rondon: Operação de Julho de 2020, que será realizada em municípios do estado da Bahia.

A presença na reunião do dia 17 é obrigatória apenas para os estudantes do Campus Florianópolis da UFSC. Os alunos dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville deverão realizar a inscrição e enviar o trabalho escrito para o e-mail  até as 12 horas do dia 17 de outubro.

Documentos necessários para a seleção:

  • Inscrição online: disponibilizado em https://forms.gle/jpWZxWjKkpc598bo7
  • Entrega de trabalho escrito no dia da reunião se seleção (17/10):
    • Contextualização sobre o território em que será desenvolvida à operação;
    • Duas propostas de ações abrangidas dentro das áreas temáticas.

Todas as informações estão disponíveis na página Projeto Rondon na UFSC.

Projeto Rondon na UFSC 

Em julho deste ano uma equipe composta por oito estudantes e duas professoras da UFSC embarcou para a Operação João de Barro, realizada em dez municípios do Piauí. Essa foi a 29ª participação de uma equipe da UFSC no Projeto Rondon.

O Projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa, estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional e que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões Norte e Nordeste do país. Ao todo, já participaram cerca de 20.090 rondonistas em 155 operações. A previsão dessa vez é que 440 rondonistas participem do Projeto, distribuídos nas operações Vale do Acre, no Acre, e João de Barro, no Piauí.

Tags: Operação de Julho de 2020 RondonProjeto RondonProjeto Rondon 2019UFSC