Prêmio Stemmer reconhecerá iniciativas inovadoras. Inscrições até 25 de outubro

07/10/2019 10:47

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lança a oitava edição do Prêmio Stemmer de Inovação Catarinense. O objetivo é reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador de Santa Catarina. O prêmio envolve estudantes, professores, pesquisadores e inventores independentes, bem como empresas, instituições e órgãos públicos (municipais e estaduais).

As inscrições devem ser feitas de maneira online até o dia 25 de outubro. Serão premiadas iniciativas em 11 categorias: Agente de Inovação, Professor Inovador, Jovem Inovador, TCC Inovador, Inventor Independente, ICT Inovadora, Empresa Inovadora, Inovação em Produto, Inovação em Serviço ou Processo, Inovação de Impacto Socioambiental e Governo Inovador. Os três primeiros lugares de cada categoria receberão certificados, troféus e premiação em dinheiro, sendo R$ 15 mil para os primeiros lugares, R$ 10 mil para os segundos e R$ 5 mil para os terceiros lugares. A cerimônia acontecerá em dezembro em data a ser definida.

Quem pode participar

A intenção com o Prêmio Stemmer é estimular estudantes, professores, pesquisadores e inventores independentes, bem como empresas, instituições e órgãos públicos (municipais e estaduais) e reconhecer a importância dos vencedores no auxílio ao desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo catarinense. “O Prêmio Stemmer é um momento especial, de reconhecimento aqueles que colocam em prática ideias inovadoras que tanto contribuem com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina”, enaltece o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

Serão consideradas elegíveis as pessoas, individualmente ou em equipe, instituições, órgãos públicos estaduais e municipais e empresas que geraram ou absorveram novidades e aperfeiçoamentos em processos ou produtos no ambiente social ou empresarial, lançados ou implementados nos anos de 2017 a 2019.

Para o Prêmio Stemmer, entende-se como inovação a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo ou um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

“O Prêmio Stemmer enaltece os protagonistas da inovação no Estado e a SDE apoia iniciativas como estas. Um reconhecimento e incentivo à busca de soluções para os problemas das famílias catarinense que estimulam a concorrência e impulsionam o desenvolvimento econômico de Santa Catarina”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino.

Homenagem ao professor da UFSC Caspar Erich Stemmer

O Prêmio Inovação Catarinense, que chega à sua oitava edição, foi criado pela Lei 14.328, de 2008, a Lei Catarinense de Inovação. A premiação homenageia a memória de Caspar Erich Stemmer, professor da UFSC e personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

O quê: Prêmio Stemmer Inovação Catarinense

Inscrições: até 25 de outubro de 2019

Local: Plataforma Fapesc (http://plataforma.fapesc.sc.gov.br/fapesc)

Categorias: Agente de Inovação, Professor Inovador, Jovem Inovador, TCC Inovador, Inventor Independente, ICT Inovadora, Empresa Inovadora, Inovação em Produto, Inovação em Serviço ou Processo, Inovação de Impacto Socioambiental e Governo Inovador.

Texto: Francieli Oliveira

Imagem: Divulgação / Fapesc

Tags: Fundação Stemmer para PesquisainovaçãoPrêmio Stemmer Inovação CatarinenseUFSC