Planeta.doc Conferência debate na UFSC educação, sustentabilidade e audiovisual

21/10/2019 15:08

o Planeta.doc Conferência, pelo quarto ano consecutivo, reunirá membros da comunidade científica, professores e alunos de escolas e universidades, profissionais do setor audiovisual e da indústria criativa, assim como representantes de canais de televisão e Film Commissions de todo o país, dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão previstas 40 encontros em formato TED-talks (metodologia de disseminação de ideias), oficinas de edição de séries para a TV e de criação de games promovida pelo Projeto SC Games, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina. Durante os dois dias, na arena do evento haverá um espaço próprio de visualização de filmes em Realidade Virtual. A programação e as inscrições neste link.

Com um viés transdisciplinar, o Planeta.doc Conferência é voltado a um público interessado em novas plataformas, e práticas pedagógicas e a divulgação científica ligadas à sustentabilidade. O objetivo do evento é debater e aprofundar as oportunidades criadas pelas novas tecnologias e o audiovisual como ferramentas para a área da educação, com a apresentação de cases de escolas públicas e privadas com inovadoras práticas pedagógicas na área de sustentabilidade.

Consolidado como um dos principais festivais do país com temática de natureza e sociedade, o Planeta.doc Film Festival se estenderá até 15 de dezembro, ocupando diversos espaços culturais da capital catarinense. Serão, inicialmente, dois dias de imersão envolvendo as áreas de economia criativa, sustentabilidade, educação e inovação. A abertura oficial será na próxima terça-feira, 22 de outubro, às 9h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com o I Fórum Audiovisual de Natureza reunindo canais de televisão e produtoras de cinema de todo o Brasil. A programação continua às 13h30 com o IV Planeta.doc Conferência – uma sequência de 40 Ted-talks sobre educação, sustentabilidade e audiovisual.

Nos dias 22 e 23 estão previstas ainda diversas atividades, como as oficinas de edição de séries de TV e de personagens de games da SC Games, uma mostra de filmes em realidade virtual, o Fórum de Práticas Pedagógicas em Sustentabilidade, o Fórum Brasil de Film Commissions e os pitchings públicos e individuais com produtores de cinema de todo o país. A programação completa está disponível no site www.planetadoc.com/forumaudiovisualdenatureza e no link de inscrição para a conferência.

Além dos dois grandes eventos que abrem o festival, está prevista a exibição dos filmes no circuito tradicional do festival em Florianópolis e a realização do Prêmio Planeta.doc Brasil e Planeta.doc Internacional. O PLANETA.doc Festival chega à sua sexta edição apresentando a partir do dia 24 uma seleção internacional de 80 filmes sobre natureza, sociedade, ciência, esporte, turismo e aventura.

O projeto ainda permitirá a distribuição nacional dos filmes selecionados em curadoria por meio da plataforma streaming planetdoc.org (www.planetdoc.org), trabalhando a formação de público dentro das universidades brasileiras, em nível nacional. O Festival PLANETA.doc difunde anualmente filmes documentários e animações em temáticas de natureza, sociedade, ciência, educação, turismo, esporte e aventura, com foco transversal em sustentabilidade.

O I Fórum Audiovisual de Natureza reunirá produtores de cinema, canais de televisão, plataformas VOD e Film Commissions com o objetivo de promover o mercado de conteúdo, apoiando o desenvolvimento de novos projetos audiovisuais por meio de pitchings e rodadas de negócios entre produtores, canais e plataformas.

Com a questão ambiental no centro dos debates e atenções no Brasil e no mundo todo, o Planeta.doc Conferencia 2019 trará alguns dos maiores produtores do país de filmes com esta temática, pedagogos e pensadores na área de sustentabilidade e ciências de forma geral para aprofundar a discussão na interface cinema e educação. Este ano o Planeta.doc Conferência será dedicado à reflexão sobre a produção audiovisual, ciência e natureza, revelando novas pedagogias, mercados emergentes e comunicação audiovisual com propósitos educativos e para promoção turística.

“Consideramos que a mídia pode inspirar a admiração e o cuidado por nosso planeta vivo e desencadear ações para restaurá-lo e protegê-lo por meio do cinema e do audiovisual. A mídia hoje aprofunda a compreensão do mundo ao nosso redor, inspira o compromisso de proteger e restaurar os sistemas naturais dos quais toda a vida depende e fortalece as mudanças que são necessárias”, destaca a diretora do festival, Mônica Linhares. Neste sentido, o Festival Planeta.doc contribui para a disseminação de filmes longas e curtas metragens de todo o mundo que estejam focados em grandes histórias humanas, paisagens, aventuras e descobertas científicas. “Investimos na formação de público em nível nacional e para a circulação das obras audiovisuais no mercado nacional e internacional por meio do Prêmio Planetadoc Brasil e Planetadoc Internacional, apoiando a diversificação de narrativas e segmentos, com uma proposta transversal de sustentabilidade que é hoje necessária em todas as áreas de atuação humana”, conclui a diretora.

Destaques

Fórum Audiovisual de Natureza

A principal novidade da Planeta.doc 2019 é o I Fórum Audiovisual de Natureza. O evento irá reunir em Florianópolis, nos dias 22 e 23 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, representantes de canais de TV, plataformas de vídeo on demand (VOD) e produtores de cinema e audiovisual do país. Já confirmaram presença representantes de importantes canais de TV nacionais como Off, Love Nature, Prime Box Brazil, Travel Box Brazil, Fashion TV, ZooMoo.

De caráter mercadológico, o Fórum Audiovisual de Natureza movimenta a economia audiovisual mediante a realização de conferências e rodadas de negócios, apresentação de cases, pitchings e atividades de networking. O impacto é nacional na medida em que o evento contribui para organizar o mercado de filmes de natureza, turismo, aventura, esporte, ciência e sociedade, criando espaços de negociação de conteúdo que hoje não são segmentados e ainda não correspondem ao crescimento do setor nestas áreas temáticas em nível internacional e nacional.

Foram selecionados 58 projetos para as sessões de pitchings individuais e públicos, modalidade em que o produtor expõe as ideias dos filmes a uma mesa coletiva de canais e perante a plateia. Quem queira acompanhar os pitchings pode se inscrever no seguinte link: https://www.sympla.com.br/pitching-publico__660078

 

Painel Brasil de FilmComissions

Outra iniciativa em destaque no Fórum Audiovisual de Natureza é o encontro entre representantes de film commissions de diversas regiões do país, promovendo destinos turísticos e paisagísticos como locações de filmes. Participam representações de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazônia e Florianópolis, além da Rede Brasileira de Film Comissions (Rebrafic). O Fórum Brasil de Film Commissions ocorre no próximo dia 22, às 16h. O evento é fechado e tem por objetivo permitir a troca de experiências entre as entidades, apoiando o desenvolvimento das film commissions no Brasil e a estruturação da representação de Florianópolis. O evento contribui, dessa maneira, com o esforço do setor audiovisual em formar um grande portfólio de locações para a indústria do cinema no Brasil e disponível para produções internacionais.

Lançamento do Floripa Film Commission

Por ocasião do Fórum Audiovisual de Natureza, Florianópolis estará apresentando o seu projeto de film commission. A Floripa e Região Film Comission é o resultado promissor de uma nova política econômica e cultural para o setor audiovisual, unindo poder público e iniciativa privada, para conferir valor agregado a todo o setor audiovisual e a todas as indústrias locais a ele relacionadas, especialmente a do turismo. Todos os profissionais do audiovisual, empresários e autoridades ligados ao turismo estão convidados a prestigiar a apresentação.

Um filme atua sobre o espectador como um folder virtual, com três vantagens sobre a publicidade turística convencional: é mais duradouro no tempo, alcança um público maior e cria vínculos emocionais ao integrar a paisagem nas histórias e personagens que atraem o espectador de maneira mais intensa. Todo este mercado será discutido no Fórum, sendo criados os espaços para as apresentações das Film Comissions brasileiras e municípios que tenham interesse em atrair produções cinematográficas. Trata-se do “Turismo Cinematográfico”, que nada mais é do que essa influência gerada pelos filmes, programas e séries de TV e publicidade nas decisões dos turistas na hora de escolherem o destino da sua próxima viagem.  É importante salientar o setor audiovisual (cinema e TV) está em alta e movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano e cresceu 181% em 7 anos, de acordo com o Ministério do Turismo e a Ancine. Essa alta está fazendo com que cada vez mais produtores nacionais e internacionais procurem várias regiões do Brasil que tenham cenários e locações atrativas para as suas produções de cinema, TV, documentários e publicidade.

Fórum de Práticas Pedagógicas em Sustentabilidade

Professores de escolas das rede privada e pública de ensino, técnicos e docentes de Universidades e Institutos podem participar do Fórum de Práticas Pedagógicas em Sustentabilidade, evento que prevê a troca de experiências de profissionais da Educação em sustentabilidade, educação e inovação. O evento acontece nos dias 22 e 23 de outubro, das 9h às 12h. Inscrições, até completar o número de vagas, pelo link.

Planeta na Escola

Durante a Conferência também será lançada a nova edição do planetanaescola.com, plataforma de streaming com obras cinematográficas destinadas à educação socioambiental em sala de aula. Serão 40 novos filmes focados nas temáticas “oceanos e biodiversidade”, “lixo zero” e “economia circular”. Para ter acesso ao conteúdo basta se cadastrar no site, sendo que a adesão é gratuita e aberta para escolas públicas e privadas de Florianópolis. As inscrições podem ser feitas no site www.planetanaescola.com.

Mostras de Filmes

A partir do dia 24, logo após a Conferência e o Fórum, o Planeta.doc entra com a sua seleta programação de filmes de natureza, ciência e sociedade, ocupando diversas salas de cinema e espaços culturais da capital catarinense até o dia 15 de dezembro. Serão 85 filmes, de vários países, divididos nas seguintes mostras: Mostra Floresta, privilegiando um olhar sobre a Amazônia, Mostra Cidades, Panorama Nacional, Panorama Internacional e Mostra das Crianças, com os subtemas Biodiversidade, Floresta, Alimentos, Água e Cultura.

As mostras de filmes do Planeta.doc Film Festival 2019 ocorrerão nos seguintes espaços culturais de Florianópolis: UFSC, UDESC, IFSC, Centro Integrado de Cultura (CIC), Museu da Escola Catarinense, ACATE, O Sítio, Sol da Terra, Círculo Artístico Theodora, Fundação Badesc, Aliança Francesa e Cine Teatro Mussi de Laguna..

O Planeta.doc Film Festival 2019 foi contemplado no Edital Audiovisual Gera Futuro 2018 da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com investimento do BRDE/FSA/Ancine. A programação estará disponível no site www.planetadoc.com.br/programação, na página do festival no Facebook e Instagram, pode acessada pelo no celular no aplicativo Planetadoc.

Mais informações:

Eduardo Paredes – (48) 98808-8856 / E-mail: eduparedesbr@yahoo.com.br

Tags: Planeta.Doc ConferênciaUFSC