Mestranda da UFSC é premiada em evento internacional por pesquisa sobre biodegradáveis para impressão 3D

10/10/2019 16:51

Letícia exibe uma das premiações recebidas. Foto: divulgação UFSC/Blumenau

Letícia Silva De Bortoli, mestrando do programa de Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMat) e egressa do do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  foi premiada duas vezes durante o XVIII Brazil Materials Research Society Meeting (Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais), realizado de 22 a 26 de setembro, em Balneário Camboriú. Letícia foi agraciado com o prêmio Bernard Gross Award pelo melhor pôster do simpósio em que participou (Manufatura Aditiva) e foi escolhida pela ACS Publications por apresentar um dos cinco melhores pôsteres do evento.

A apresentação duplamente premiada foi do trabalho Additive Manufacturing of functionalized carbon nanotubes based nanocomposites with PLA matrix by FDM process (Manufatura aditiva de nanocompósitos com nanotubos de carbono funcionalizados e matriz de poliácido lático pelo processo de FDM). Desenvolvido em conjunto com a aluna Roberta de Farias do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMat), o trabalho contou com a orientação de Daniela Zambelli Mezalira, professora do Departamento de Química, Luciana Maccarini Schabbach, professora da Coordenadoria Especial de Engenharia de Materiais, do campus Blumenau, e Marcio Celso Fredel, docente do Departamento de Engenharia Mecânica.

Pesquisa desenvolvida durante estágio curricular

Letícia e Daniela Mezalira, uma de suas orientadoras. Foto: divulgação UFSC/Blumenau

O trabalho foi desenvolvido durante o estágio curricular da estudante, realizado no último semestre do curso de Engenharia de Materiais da UFSC Blumenau. Letícia realizou seu estágio no Núcleo de Pesquisas em Materiais Cerâmicos e Compósitos (Cermat), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, em Florianópolis. Sua atuação junto ao Cermat foi, então, objeto de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e fundamentou seus pôsteres premiados.

Letícia conta que a pesquisa envolve o desenvolvimento de um material polimérico biodegradável destinado à produção de peças por impressão 3D. Atualmente o principal potencial de aplicação desse nanocompósito é na área de biomateriais, como implantes e biossensores. “A proposta neste trabalho foi avaliar condições para o processamento adequado dessas peças por impressão 3D, buscando uma melhor dispersão dos nanotubos por meio do processo de funcionalização. Esta temática é bastante importante na área de pesquisa visto que a aglomeração de nanocargas representam um dos principais desafios no processamento de nanocompósitos. Nossos resultados mostraram-se positivos, obtendo-se um material com maior resistência mecânica após a funcionalização”, explica.

Letícia e um dos pôsteres premiados. Foto: divulgação UFSC/Blumenau

Essa foi a primeira vez que Letícia foi premiada em um evento. “Fiquei extremamente feliz e agradecida a toda a equipe que trabalhou comigo nesse projeto. O que apresentei foi resultado do nosso esforço coletivo, e foi muito gratificante receber este reconhecimento em um evento tão importante na área”, conta. Atualmente Letícia é mestranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMat), em Florianópolis, e também atua no Cermat em parceria com uma startup da região na área de pesquisa e desenvolvimento de nanopartículas por uma rota de produção verde. “Eu tenho paixão pela área de pesquisa e desenvolvimento, e me imagino atuando em projetos para o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, conectando o meio acadêmico ao industrial”, completa.

Sobre o evento

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais, é realizado anualmente e conta com a participação de estudantes e pesquisadores de todo o mundo. Na edição de 2019, teve a presença de 24 países, 25 estados do Brasil e mais de 2.500 trabalhos submetidos. A próxima edição será realizada de 30 de agosto a 3 de setembro de 2020, em Foz do Iguaçu.

Para conferir todos os premiados desta edição, clique aqui.

 

Daiana Martini / Comitê de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: engenharia de materiaisPrêmio internacionalUFSCUFSC Blumenau