Fita 2019: programação desta segunda traz grupos do RJ, SP, RS e SC

07/10/2019 13:18

Contestados. Foto: Diego Miranda

A programação 12ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita), nesta segunda-feira, ocorre em vários espaços da cidade, com grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O espetáculo “Tatá o Travesseiro”, da Artesanal Cia. de Arte (Rio de Janeiro/RJ), é uma das atrações na UFSC, às 15h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. “Contestados”, da Cia. Mútua (Itajaí/SC), será apresentado às 20h, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha).

Os ingressos para esse espetáculo são gratuitos e serão distribuídos com uma hora de antecedência no local da apresentação. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas através de agendamento prévio (sujeito à lotação do local).

O Festival

Com mais de uma década de existência, o Festival deste ano acontece em Florianópolis, São José e Campos Novos. Além das apresentações dos espetáculos em teatros e da mostra de rua, há uma agenda de atividades formativas, com conversas mediadas por pesquisadores após três sessões de teatro e mesa de conversas entre profissionais da Espanha e do Brasil.

O 12º FITA é realizado pela Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura)/Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC. A coordenação do FITA é de Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach, a coordenação de produção, de Andrea Padilha, e a curadoria é de Sassá Moretti, Zélia Sabino, Gustavo Bieberbach e Ricardo Goulart.

Confira os espetáculos agendados para segunda-feira, 7/10:

Centro de Cultura e Eventos

Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)

TATÁ O TRAVESSEIRO – Artesanal Cia. de Arte (Rio de Janeiro/RJ) – 15h

Tatá o travesseiro. Foto: João Julio Mello

A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos.

Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Duração: 55 minutos
Faixa etária: 5 anos
Técnica de manipulação: manipulação direta, objetos e bonecos híbridos e habitáveis.

Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)

CONTESTADOS – Cia. Mútua (Itajaí/SC) – 20h

Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

Direção: Willian Sieverdt
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 16 anos
Técnica de manipulação: figura plana  

Floripa Airport (Carianos)

AZULINDO – Serafim Teatro (Campinas/SP) – das 14h às 17h

Uma menina descobre que a vida marinha está em risco, pois o monstro do lixo (formado por garrafas, latas e resíduos que o homem joga ao mar) cresce cada vez mais e ameaça destruir o cotidiano pacífico dos moradores do recife. Ela busca auxílio dos pescadores e com seus amigos marinhos consegue expulsar o monstro que ameaçava vida no mundo submerso.

Direção: Abel Saavedra
Duração: 20 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas, manipulação direta e bonecos de luva

Largo da Catedral (Centro)

Mostra de Rua: MIRA – Grupo de Pernas pro Ar (Canoas/RS) – 15h

 Obs.: Em caso de chuva, a apresentação será transferida: Dia 07/10. Local: IFSC Mauro Ramos, às 15h. Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis.

Bonecos gigantes inspirados nas obras de Joan Miró trazem um “olhar” agigantado sobre nossas mais puras relações infantis, que se revelam através das brincadeiras populares. Mirar estas figuras em situações tão puras e cotidianas, embaladas por uma trilha sensível e empolgante, nos aproxima, nos faz voltar a ser criança ou simplesmente nos traz um colorido à vida.

Direção: Raquel Durigon e Luciano Wieser
Duração: 45 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos gigantes habitáveis
Este espetáculo não depende de fala para compreensão

Praça Bento Silvério (Lagoa da Conceição)

Mostra de Rua: O FLAUTISTA DE HAMELIN – TRIP Teatro (Rio do SUL/SC) – 15h

Obs.: Em caso de chuva, a apresentação será transferida: Dia 07/10. Local: IFSC Mauro Ramos, ás 15h. Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Lagoa da Conceição, Florianópolis.

Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.

Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva
Este espetáculo contará com Audiodescrição na sessão do dia 10/10, às 10h

BILHETERIA – Valores dos Ingressos

Gratuito: Centro de Cultura e Eventos da UFSC*, Desembargador Bar, Floripa Airport, Teatro da UFSC*, SESC Prainha* e espetáculos que compõem a Mostra de Rua – FITA e Itinerância

R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada**): Teatro Pedro Ivo

*Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas através de agendamento prévio (sujeito a lotação do local)

**Meia-entrada para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos e classe artística (com apresentação de DRT)

Mais informações e programação completa em www.fitafloripa.com.br.

 

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações e fotos do site do FITA e da Assessoria de Imprensa do festival (Letícia Kapper)