Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado comemora trajetória de 15 anos

04/10/2019 16:05

O Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (Gesad) da UFSC comemorou nesta sexta-feira, 4 de outubro, o seu aniversário de 15 anos. O momento reuniu membros do grupo, alunos de graduação e de pós-graduação, professores e dirigentes do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, orgulhosos pela trajetória na busca pelo saneamento acessível e de qualidade para todos.

O Gesad foi idealizado no ano de 2004 pelo professor Luiz Sérgio Philippi e, atualmente, é supervisionado pelo professor Pablo Heleno Sezerino. Com o objetivo de disseminar o conhecimento e as experiências relativas aos diferentes sistemas descentralizados de tratamento de esgoto, com o foco principal na ecotecnologia dos Wetlands Construídos, o grupo contribui na formação de graduandos por meio de ações de pesquisa e extensão, bem como de pós-graduandos em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. E, recentemente, atua na gestão do saneamento, notadamente relacionado à dimensão esgotamento sanitário.

Ao longo desta trajetória, foram publicados 26 artigos em revistas nacionais e internacionais, cinco teses de doutorado, 23 dissertações de mestrado e 35 trabalhos de conclusão de curso, além de mais de três dezenas de trabalhos técnicos/científicos em congressos. Estão em andamento dois projetos de pesquisa e extensão, dois trabalhos de conclusão de curso, dois de mestrado, quatro de doutorado e um de pós-doutorado. Destaca-se, também, a atuação de membros do Gesad no Conselho Municipal de Saneamento de Florianópolis e na Câmara Técnica de Saneamento do Conselho Estadual de Meio Ambiente de SC.

Mais informações no site gesad.ufsc.br

Tags: Engenharia Sanitária e AmbientalGesadUFSC