Com 28 vagas no vestibular, curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária é opção em Joinville

04/10/2019 11:00

O Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atua com foco no desenvolvimento de sistemas técnicos no campo automotivo, metroviário, ferroviário, marítimo, fluvial, aéreo e espacial. Com inscrições abertas para o preenchimento de 28 vagas no Vestibular Unificado 2020, o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária forma profissionais com uma visão sistêmica da área para atuarem no projeto de veículos como vagões e locomotivas, na gestão de operações e na manutenção de ferrovias e metrôs.

> Clique AQUI para fazer sua inscrição no Vestibular

Com duração de cinco anos, a formação abrange ainda o estudo de cenários e projetos para resolver problemas de infraestrutura, operação e manutenção de sistemas de transporte. Trata-se de uma iniciativa que visa propiciar a produção e a disseminação de conhecimentos relativos às engenharias relacionadas com a temática mobilidade, tanto no contexto veicular quanto da infraestrutura de transportes.

De forma mais específica, o formado em Engenharia Ferroviária e Metroviária poderá atuar nos seguintes setores: dinâmica ferroviária e metroviária; projeto e manutenção de material rodante (locomotivas, vagões e carros de passageiro) e de veículos automotivos para manutenção e instalação de vias; materiais para sistemas de transporte veiculares; sistemas de comunicação; sinalização e operação ferroviária e metroviária; prevenção e investigação de acidentes; e legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários.

Foto: Reginar/Unsplash

Este setor tem chamado a atenção no cenário brasileiro devido à necessidade do país em atingir um crescimento sustentável. Novos investimentos na expansão da malha ferroviária têm garantido o crescimento atual da indústria ferroviária. A preocupação com a mobilidade urbana também tem sido responsável por investimentos em novas linhas de metrôs, trens de superfície, monotrilhos e trem de alta velocidade. Atualmente, centenas de empresas do setor ferroviário e metroviário estão instaladas no Brasil, a fim de fomentar tais projetos com materiais rodantes, novas tecnologias e soluções para o setor.

Mais informações pelo site vestibularunificado2020.ufsc.br

Tags: #UFSCeUFFScampus joinvilleEngenharia Ferroviária e MetroviáriaUFSC e UFFSvestibular 2020Vestibular Unificado