Ato parlamentar solene na Alesc marca os 50 anos do CED

14/10/2019 14:39

A solenidade foi proposta pela deputada estadual Luciane Carminatti. Foto: Bruno Collaço/ Agência AL.

Na quarta-feira, 9 de outubro, alunos, professores e servidores participaram de ato parlamentar solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em celebração aos 50 anos do Centro de Ciências da Educação (CED) da UFSC.  Foram homenageados alunos de graduação e pós-graduação, professores, servidores e diretores do centro, cujo principal objetivo é a formação de professores para todos os níveis de ensino. O CED também é responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e pelo Colégio de Aplicação, instituições de educação básica que são referências no Estado. “É uma homenagem de suma importância, não só pelo momento político que vivemos, mas pelo fato da universidade ser um espaço de consagração da democracia”, afirmou o diretor do CED, Antonio Alberto Brunetta. “São cinco cursos de graduação, quatro de mestrado e quatro de doutorado. Nos últimos 10 anos, formamos 3,7 mil alunos na graduação e pós-graduação”, completou.

O reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar, lamentou que os 50 anos do CED ocorram em um momento em que, segundo ele, a universidade está sob ataque. “Era para estar sorrindo com essa homenagem, mas não tem como”, disse. Ele reconheceu o trabalho desenvolvido pelo centro, em especial na formação de professores não só para Santa Catarina, mas para todo o Brasil. O CED tem sua origem na antiga Faculdade Catarinense de Filosofia, iniciada em 1951 no Centro de Florianópolis, co-fundadora da Universidade Federal de Santa Catarina (18/12/1960), foi a primeira a instalar-se na “Cidade Universitária”, em 1961. Atualmente, é composta por 105 servidores técnico administrativos, 330 professores e 2.842 alunos.

Com informações de Marcelo Espinoza/Agência AL