UFSC participa de 1º Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Canabinoide

26/09/2019 11:24

Foto: Ryan Stone / Unsplash

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre os participantes do 1º Simpósio Internacional de Medicina Veterinária Canabinoide, a ser realizado nos dias 5 e 6 de outubro. Realizada há 3 anos na cidade de Denver, no estado norte-americano do Colorado, esta será a primeira edição com transmissão global (watch party) e simultânea a partir de vários locais do mundo. O evento contará com apresentações de profissionais dos Estados Unidos, Canadá e Brasil.

O formato foi pensado para favorecer contatos, a troca de experiências e conhecimento, além da formação de uma rede de trabalho e conexão com renomados nomes no uso terapêutico da cannabis sativa em animais. Além da UFSC, também é parceira na promoção do simpósio a Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (Ama+me Brasil).

> Confira a programa completa do Simpósio

O professor Erik Amazonas, do Campus Curitibanos, especialista em genética veterinária, melhoramento animal, imunologia e endocanabinologia veterinária, será o único palestrante brasileiro. Também participarão do evento profissionais de Los Angeles (Califórnia), Charlotte County (Flórida), Burnsville (Minnesota) e Springfield (Massachusetts), nos Estados Unidos, além de Vancouver, no Canadá (CAN).

Há dois semestres lecionando a disciplina de endocanabinologia no curso de Medicina Veterinária da UFSC, Erik destaca que no evento serão apresentados os mais recentes estudos na área. “O simpósio foi planejado com o intuito de contribuir com a formação de grupos de pesquisa locais ao redor do mundo, com aqueles que trabalham ou querem conhecer essa ‘nova’ terapia – que, de nova, não tem nada, já que há registros de uso terapêutico há mais de dois mil anos”.

O professor ressaltou também que o conteúdo a ser tratado no encontro trará a perspectiva veterinária, mas com contribuição direta sobre a utilização dos princípios da planta na saúde humana. Entre os temas a serem debatidos estão: as bases fundamentais da medicina veterinária canabinoide; o uso de canabinoides no controle da dor, na reabilitação animal e em doenças neurológicas; a ação de fitocanabinoides em mamíferos; a cannabis na oncologia (terapias definitivas e paliativas), entre outros.

No Brasil, o evento será transmitido no Auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Bloco H, no Campus Florianópolis. Nos dois dias de encontro, as apresentações irão ocorrer entre as 13h e 19h. As inscrições podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2mKNZnj. O valor do ingresso para os dois dias de evento é R$ 200; estudantes pagam meia-entrada. 

Mais informações
www.instagram.com/saudecanabica/
www.veterinarycannabis.org/schedule.html
www.veterinarycannabis.org/host-a-watch-party.html


Maykon Oliveira / Jornalista da Agecom / UFSC

Tags: Cannabisendocanabinologiamaconha medicinalmedicina veterinária