UFSC assina contrato que garante royalties sobre venda de sorvete como complemento alimentar

23/09/2019 16:03

Marcela Di Pietro, paciente que se beneficia do sorvete para combater sintomas do tratamento quimioterápico. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assina nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, um contrato de propriedade intelectual com a YPY Sorvetes, que irá estabelecer as normas e direitos relativos à comercialização do Pro Vita, complemento alimentar que minimiza os efeitos da quimioterapia em pacientes portadores de câncer, além de ser indicado para pessoas que precisam de alto valor proteico e calórico, como idosos, crianças sem apetite e atletas de alta performance.

O contrato será firmado no primeiro dia da SC Expo Defense, feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, que ocorre de 27 a 29 de setembro na Base Aérea, em Florianópolis. A UFSC participará do evento como expositora e palestrante. A assinatura do contrato será antes de um almoço durante o evento, e logo depois haverá a distribuição do sorvete aos presentes. O documento estabelece, entre outros itens, o pagamento de royalties à UFSC, em percentuais sobre as vendas, de acordo com o número de caixas comercializadas do produto.

A pesquisa que resultou na criação do complemento foi realizada em parceria com o Departamento de Nutrição da UFSC, e as primeiras aplicações do produto ocorreram no Hospital Universitário (HU), com boa aceitação e resultados positivos atestados pelos pacientes. As professoras e pesquisadoras Francilene Gracieli Kunradi Vieira, Raquel Kuerten de Salles e Paloma Mannes, pela Universidade, e o pesquisador Marcelo Baracuhy, pela YPY são os responsáveis pela descoberta.

A SC Expo Defense – Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa vai de 27 a 29 de setembro e terá a presença do ministro da Defesa, general do Exército Fernando Azevedo e Silva. O objetivo do evento é criar oportunidades para companhias de Santa Catarina que pretendem se tornar fornecedoras de produtos ou serviços para o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.

Mais informações:
Hospital Universitário da UFSC desenvolve sorvete para pacientes em quimioterapia
UFSC na mídia: reportagem destaca inovações que surgiram em pesquisas na Universidade

Tags: HUSinovaUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaYPY Sorvetes Premium