Quatro pesquisadores da UFSC estão entre os vencedores do Prêmio Capes de Tese 2019

13/09/2019 17:01

Quatro doutores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram vencedores do Prêmio Capes de Tese 2019, que seleciona anualmente a melhor tese para cada uma das 49 Áreas do Conhecimento  reconhecidas no país.

Para a 14ª edição do Prêmio, foram selecionadas teses defendidas em 2018, considerando a análise das comissões avaliadoras de cada área, a partir de critérios como originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

Os vencedores desta edição com vínculo com a UFSC foram: na Área de Direito, Kamila Guimarães de Moraes, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPDG), orientada por José Rubens Morato Leite e coorientada por Melissa Ely Melo; na Área de Enfermagem, Camila Rosalia Antunes Baccin, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) e orientada por Grace Teresinha Marcon Dal Sasso; na Área de Engenharias I (Engenharia Ambiental), a premiada foi Dámaris Núñez Gómez, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), orientada por María Ángeles Lobo Recio e com coorientação de Flávio Rubens Lapolli; e, na Área de Serviço social, Gustavo Meneghetti, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) e orientado por Simone Sobral Sampaio.

A cerimônia do Prêmio Capes de Tese 2019, organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está prevista para o dia 12 de dezembro, em Brasília. Além dos autores das teses selecionadas, são também premiados seus orientadores, coorientadores e o Programa de Pós-Graduação no qual foi defendido o trabalho. A lista completa de vencedores está disponível aqui.

Vencedores concorrem ao Grande Prêmio Capes

Os 49 premiados ainda concorrem ao Grande Prêmio Capes de Tese, que seleciona um vencedor para cada um dos seguintes colégios de avaliação: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. As teses vencedores do Grande Prêmio serão conhecidas em novembro.

UFSC também é agraciada com menções honrosas

Além de premiar a melhor tese em cada Área, o Prêmio Capes de Tese pode agraciar até dois trabalhos em cada Área do conhecimento com uma Menção Honrosa. Nesta edição, a UFSC recebeu quatro menções honrosas.

Os pesquisadores selecionados foram Argus Cezar da Rocha Neto (Biotecnologia e Biociências); Andreza Martins (Interdisciplinar em Ciências Humanas); Daniela Barbieri Hauschild (Nutrição); e Moisés Angel Poli (Aquicultura).

 

Gabriel Martins/Agecom/UFSC

 

 

Tags: Prêmio Capes de Tese 2019UFSC