Pesquisadores da UFSC organizam evento internacional na área de pesquisa em materiais

18/09/2019 14:14

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) promoverá, entre os dias 22 e 26 de setembro, o XVIII Brazil MRS Meeting, evento internacional da área de pesquisa em materiais. A décima oitava edição do evento ocorrerá em Balneário Camboriú e terá como chair o professor do Departamento de Física da UFSC, Ivan Helmuth Bechtold, e como co-chair o professor do Departamento de Química da UFSC, Hugo Gallardo. O evento anual terá em sua programação palestras, plenárias, apresentação de pôsteres, entre outras atividades. A expectativa dos organizadores é de reunir mais de 1,8 mil participantes e pesquisadores da área.

A SBPMat foi criada com a missão de contribuir para o avanço da pesquisa em materiais no Brasil. O grupo promove a divulgação e intercâmbio de informações, a interação de pessoas dos setores acadêmico, governamental e produtivo, além da integração das comunidades científicas nacional e internacional. Nos últimos anos “o evento consolidou um caráter internacional e é considerado referência no roteiro dos eventos internacionais da área, organizados pelas sociedades de materiais americana e europeia”, segundo Ivan. O evento contará com a presença de  sete pesquisadores internacionais e 23 simpósios de temas específicos, abordando todas as áreas da pesquisa em materiais. As atividades serão ministradas na língua inglesa.

A expectativa dos organizadores é colaborar para manter ativa a comunidade científica da área de materiais e seu caráter interdisciplinar, envolvendo físicos, químicos, engenheiros, biólogos, entre outros profissionais. “O evento contribui para a divulgação das pesquisas realizadas, o estabelecimento de cooperações científicas e, especialmente, para propiciar a participação de estudantes (graduação e pós-graduação) e contribuir para a sua formação científica”, avalia o professor Ivan. Do total de inscritos, em torno de 60% são estudantes.

A abertura do XVIII Brazil MRS Meeting será no domingo, 22 de setembro, a partir das 19h30min, no Complexo Cristo Luz, em Balneário Camboriú. Mais informações podem ser acessadas no site do evento.

Tags: Brazil MRS Meetingdepartamento de FísicaDepartamento de QuímicaUFSC