Núcleo sobre as Violências exibe documentário ‘Gênero e Alteridades: LGBT (Sobre)Vivências’, nesta sexta

04/09/2019 12:08

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências  (Nuvic) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza no dia 06 de setembro, sexta-feira, a partir das 19 horas, na Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro/Florianópolis), a exibição do documentário ‘Gênero e Alteridades: LGBT (Sobre)Vivências’.

Após a exibição será realizado um debate com Maria Zanela e Gabriela Silva, doutorandas em Educação na UFSC (PPGE), e os diretores do filme, Leonidas Taschetto e Gabriel Celestino.

MAIS

O Ciclo que retrata as diferentes abordagens do conceito de gênero com a linguagem cinematográfica se justifica na medida em que se pode pensar como as diferentes concepções de gênero tem sido utilizadas pelos estudiosos e estudiosas feministas para fazer referência às relações de poder entre os sexos.

Tais relações são constituídas no âmbito das diversas culturas, possuindo características bastante diferentes nas formas de ser homem ou mulher, menino ou menina, dependendo do contexto e de seus múltiplos atravessamentos: classe social, geração, grau de instrução, raça, etnia, etc. Assim, o projeto busca fomentar discussões e problematizar temas presentes/silenciados em nossos cotidianos.

O Ciclo tem como objetivo agenciar as diferentes possibilidades estéticas e imagéticas propiciadas pelo cinema a partir de desdobramentos pedagógicos acessíveis ao público interno e externo à UFSC; dar a oportunidade de se refletir sobre feminismo, sexualidade e relações de gênero, e, também, sobre a importância do respeito e do reconhecimento das diferenças expressas em realidades que desconhecemos.

Tags: Núcleo Vida e Cuidado: Estudos e Pesquisas sobre Violências (NUVIC)NUVICUFSC