Encontro de iluminação cênica em Florianópolis ocorre no Teatro da UFSC

02/09/2019 15:00

A 9ª edição do evento “A Luz em Cena – Laboratórios Experimentais: Interfaces e Aprendizados” será realizada de 2 a 6 de setembro nas dependências do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), numa parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte/UFSC. A entrada é gratuita e as atividades estarão abertas à participação de alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade em geral. A programação contempla oficinas, palestras, mesas de conversa e apresentações de trabalhos investigativos sobre o tema.

O evento terá como tema principal os laboratórios universitários de iluminação cênica, discutindo processos criativos e técnicos, compartilhando experiências de formação, dialogando sobre os avanços tecnológicos em aparatos artísticos, e interagindo com disciplinas do curso de Artes Cênicas e com a comunidade artística em geral.

Neste ano, com o apoio da Embaixada Francesa e da Aliança Francesa, o evento conta com a participação da professora Véronique Perruchon do Laboratório Lumiére de Spectacle da Universidade de Lille, norte da França. Ela fará um diálogo sobre seu livro “Noir Lumière et théâtralité” e também sobre processos de intercâmbios universitários na área de iluminação cênica entre Brasil e França.

A realização do evento é uma parceria dos projetos LUZ – Laboratório Universitário em Pedagogias Complementares para Tecnologias Cênicas e LUZ – Laboratório Universitário de Tecnologias Cênicas,vinculados ao Departamento de Artes Cênicas do CEART.

Atividades realizadas no Teatro da UFSC/Departamento Artístico Cultural

Atividades: Data e Horário: Local:
Oficina – Sensibilidade à Luz Cênica, com Priscila Costa. 02/09 – 19h às 22h. Teatro da UFSC.
Palestra – A Luz e Não Luz, com Dr. Roberto Gill Camargo. 04/09 – 13h30 às 14h30. Teatro da UFSC.
Palestra – Diálogos e Desenhos de Luz, com Wagner Pinto e Carina Tavares. 04/09 – 15h às 16h. Teatro da UFSC.
Espetáculo ‘Confere’. Direção de Carina Maria Guimarães Moreira. 05/09 – às 20h30. Teatro da UFSC.
Espetáculo ‘Agoniza Mas Não Morre’. Direção de Henrique Bezzera. 06/09 – às 18h30. Cervejaria Sambaqui, com o apoio do DAC/SeCArte/UFSC.

Veja aqui a programação completa – A Luz em Cena

Veja abaixo alguns detalhes sobre a programação:

Oficina: ‘Sensibilização à Luz Cênica’

Sinopse: Experimentação e pesquisa em torno da iluminação cênica na preparação do corpo que se coloca em cena (atrizes/atores, dançarinas/os, músicas/os, performers). A proposta é sensibilizar, criar diálogos e momentos de interação com a luz.

Público-alvo: Atrizes/Atores, dançarinos, músicos, performers, iluminadores e interessados no tema.
Ministrante: Priscila Costa – graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016). Atualmente mestranda pela Université d’Artois (França).
Necessidades para participantes: Roupas para atividade corporal.
Datae horário: 02/09/2019, das 19h às 22h.
Local: Teatro da UFSC – DAC UFSC.
Vagas: 15.

Espetáculo: ‘Confere’, direção de Carina Maria Guimarães Moreira

“Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. (Che Guevara)

Sinopse: “Confere” é um experimento cênico que aborda questões referentes aos dilemas democráticos no Brasil. Suas cenas intercalam presente e passado, narrando de forma intricada histórias sobre o início de nossa república, da ditadura militar decretada em 1964 e acontecimentos atuais, evidenciando a violência com as comunidades periféricas e os consequentes problemas de desigualdades sociais, que são encontrados até hoje no país. O experimento foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena da Universidade Federal de São João del Rei com alunos do curso de graduação em Teatro e pós-graduação em Artes Cênicas, sob direção e coordenação da Professora Carina Maria Guimarães Moreira.

Ficha técnica:
Direção e coordenação: Carina Maria Guimarães Moreira
Dramaturgia: Josemir Medeiros e Carina Maria Guimarães Moreira
Iluminação: Laboratório de Iluminação Cênica da UFSJ – Coordenação: Berilo Nosella

Elenco:
Ana Paula Milagres Tostes
Bárbara Fátima dos Santos Lara
Beatriz Valquíria Ribeiro
Carlos Henrique Aurelio Dos Santos
Héricles Gomes de Araújo
Jhonata Francisco Castorino

Data e horário: 05/09 – às 20h30.
Local: Teatro da UFSC.

Sinopse: O espetáculo se inicia com sete figuras preparando uma festa para um convidado especial que, ao chegar, lhes faz uma surpresa. Regado a muito samba e alegria, “Agoniza Mas Não Morre” convida os espectadores a fazer parte deste festejo, partilhando com estes sete indivíduos suas lutas, seus sorrisos e suas bebidas. A proposta é encarar a festa como forma de resistência, um convite para continuar a enfrentar as tragédias diárias com sorriso no rosto e samba no pé, cultivando uma alegria subversiva e a anarquia da felicidade. “Agoniza Mas Não Morre” é um espetáculo teatral que nasce do desejo de democratizar a prática cênica e uni-la a um ritmo tão popular e característico da população brasileira: o Samba. O espetáculo mostra a situação de sete figuras que preparam uma festa para um convidado especial que, ao chegar, lhes faz uma surpresa. Através da metáfora da festa, convida-se os participantes a refletir: O que fazer para se manter e se sentir vivo nos dias de hoje? A construção do espetáculo ocorreu por meio de improvisos estruturados que, posteriormente, deram forma a história que permeia o trabalho. Sua realização ocorre em bares da cidade famosos por promoverem rodas de samba, buscando colocar atores e atrizes em um estado de fricção com a realidade destes frequentadores.

Espetáculo: ‘Agoniza Mas Não Morre’, da Cia Balacochê

A Cia. Balacochê

A companhia Balacochê nasceu da comunhão de indivíduos de trajetórias e locais diversos do Brasil (Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina). “Agoniza Mas Não Morre” é o primeiro trabalho em conjunto da companhia e já carrega consigo o Prêmio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis 2018, bem como seis apresentações ao longo de toda a ilha em seis bares diferentes, além do planejamento de uma temporada pelo estado catarinense. Não obstante, individualmente seus artistas carregam uma longa trajetória no teatro, música e dança. Jemerson Batista atuou no “Brasil Brasileiro” espetáculo de dança que circulou a Europa em 2014, Henrique Bezerra é professor da Licenciatura em Teatro na UDESC e junto com Ela Nascimento circulou o Nordeste com o espetáculo “Para não falar de teatro” em 2011, além de trabalharem com o diretor Antonio Fava no Stage Internazionale dell’attorecomico em RegioEmilia, Itália em 2014. Jucca Rodrigues foi autor de “Crônica de um teatro ambulante” (Direção de Marcelo Lazzarato, 2005) dentre outros textos e também atuou como coordenador regional da FUNARTE SP (2008). Yasmim Furtado e Charles Augusto carregam a experiência de espetáculos no circuito catarinense de teatro e, por fim, Rafael Humberto, Thaís Cardoso e Natan Nicolas trazem consigo suas experiências no samba e choro da noite catarinense.

Ficha técnica:
Direção: Henrique Bezerra
Dramaturgia e assistência de direção: Jucca Rodrigues
Direção musical: Rafael Humberto Martoramo
Cenografia: Estúdio Craft
Cenotecnia: Serrafer Design, Estúdio Craft
Iluminação: Ivo Godois e Priscila da Costa
Figurino: Esha
Produção: Elaine Nascimento, Yasmim Furtado e Henrique Bezerra
Designer gráfico: Cainã Margarida
Vídeo: Soni Nestor

Elenco:
Charles Augusto
Elaine Nascimento
Jemerson Batista
Yasmim Furtado
Natan Nicolas
Rafael Humberto Martoramo
Thaís Cardozo Favarin

Data e horário: 06/09 – às 18h30.
Local: Cervejaria Sambaqui, com o apoio do DAC/SeCArte/UFSC.

Serviço

O quê: 9ª edição do evento ‘A Luz em Cena – Laboratórios Experimentais – Interfaces e Aprendizados’.
Quando: De 2 a 6 de setembro de 2019.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade e CEART UDESC, Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi.
Quanto: Evento gratuito.
Contato: Departamento Artístico Cultural: telefones (48) 3721-6493, 3721-9447 e 3721–2498 — www.dac.ufsc.br
Contato com a Produção: / Facebook: facebook.com/luzlaboratorioudesc // Instagram: @luz.laboratorio

Veja aqui a programação completa – A Luz em Cena

Matheus Bonfim / Estagiário de Jornalismo / DAC/SeCArte/UFSC, com textos e fotos da produção

Tags: DACDepartamento de Arte e CulturaSeCArteSecretaria de Cultura e ArteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina