‘Dona Bilica e o Boi de Mamão em Fantoches’ no Teatro da UFSC, na sexta 27

25/09/2019 12:38

Dona Bilica e o Boi de Mamão em Fantoches. Foto: Chris Mayer

O Teatro da UFSC recebe o espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão em Fantoches”, da Pé de Vento Cia. de Teatro, de Florianópolis, sexta-feira, 27 de setembro, às 14h30. A peça, no gênero comédia e cultura popular, é de autoria das atrizes Vanderléia Will, também diretora, e de Fernanda Giacomini. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da sessão.
Produzida há cerca de um ano, a montagem teatral, integrando o projeto “Dona Bilica Açoriana”, foi contemplada em edital do Fundo Municipal de Cultura, tendo percorrido escolas de diversos bairros de Florianópolis, neste ano. A apresentação integra a Mostra Oficial do Floripa Teatro – 24º Festival Isnard Azevedo, realizado em parceria com instituições e espaços culturais da cidade. A apresentação na Universidade tem parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC)/SeCArte).

Sinopse
Baseado em estórias de tradição oral, manifestações folclóricas e cantigas antigas presentes no litoral catarinense, o espetáculo é encenado pela hilariante personagem Dona Bilica e a sua companheira atrapalhada, a palhaça Pina Blue. Dona Bilica quer contar as suas estórias, afinal ela sempre foi uma boa contadora de estórias, seus causos de bruxas são os melhores, mas a palhaça Pina Blue é muito atrapalhada e não este encontrando o boizinho que ela quer mostrar para brincar com as crianças.

Sobre a Pé de Vento Cia. de Teatro
Sempre na vanguarda desde a sua fundação em 1999, a Cia. caracteriza-se por sua constante pesquisa em busca de uma linguagem própria, popular e universal, tendo, como veiculo, a comicidade, e, como objetivo, atingir todas as camadas da sociedade, independentemente da idade, grau cultural ou econômico. Em seus projetos a preocupação central é a inclusão das populações menos favorecidas economicamente, historicamente excluídas dos bens culturais. Está em permanente intercâmbio com companhias teatrais de relevante experiência no Brasil e no exterior, fruto disso é a realização do Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina, realizado anualmente em Florianópolis, que traz consagrados artistas nacionais e de outros países para a cidade. Realiza dezenas de apresentações ao ano, tendo se apresentado em várias capitais brasileiras, das mais diversas regiões, além de cidades de outros países, como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Áustria, Argentina, México e Andorra. Durante muitos anos, a Cia. tem realizado projetos através de Lei Municipal e Federal de Incentivo à Cultura, tendo recebido diversos Prêmios FUNARTE.

As atrizes
Vanderléia Will – Graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, é fundadora, atriz e produtora da Cia. Pé de Vento de Teatro, grupo que possui um repertório de espetáculos e projetos diversos. O espetáculo mais conhecido é o “De Malas Prontas”, do qual Vanderléia recebeu prêmios como melhor atriz nos diversos festivais de que participou. Com a Cia., idealizou, criou e produziu projetos importantes para a formação e a difusão da palhaçaria no Brasil. Pesquisadora de músicas, poesias, ditos e histórias da cultura popular de Florianópolis, é criadora da famosa e hilariante personagem Dona Bilica, que faz muito sucesso há mais de 25 anos. Recebeu em 2016 a Medalha do Mérito Cultural Francisco Dias Velho, concedida pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, pela sua contribuição à arte e à cultura da cidade. Em 2013 recebeu o Prêmio Waldir Brazil, concedido pela Academia de Letras
e Artes de Santa Catarina, como destaque do ano em teatro.

Fernanda Giacomini – Pina Blue é a palhaça da atriz Fernanda Giacomini. Atriz, palhaça, professora de teatro e produtora. É graduada em Teatro: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Iniciou sua trajetória artística em 2002, tendo 17 anos de experiência na área teatral e 13 anos ministrando aulas de teatro. Integrou vários grupos teatrais. A pesquisa e o trabalho do ator sempre foram buscas constantes no seu fazer teatral, tendo realizado cursos com diversos profissionais do Brasil e do exterior. Com a sua palhaça Pina Blue tem o espetáculo solo “O Mundo Fantástico de Pina Blue”, “As Manas”, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle 2017, e o “Gran Circo” dirigidos por Vanderléia Will, com quem atua em parceria em projetos há 4 anos, e participa do coletivo de mulheres palhaças com o espetáculo “Deusas do Riso”.

Festival Isnard Azevedo 2019
O Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, e Ministério da Cidadania – Governo Federal. Patrocínio: Engie. Apoio: CEART/UDESC, SESC/SC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina. O evento acontece até 29 de setembro de 2019, na Capital.

Serviço
O quê: Espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão em Fantoches”, da Pé de Vento Cia. de Teatro, de Florianópolis.
Quando: dia 27 de setembro de 2019, sexta-feira, às 14h30.
Duração: 45 minutos.
Classificação Indicativa: a partir de 2 anos.
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont / Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis (SC).
Quanto: Entrada franca, por ondem de chegada. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes do início da sessão. (capacidade do Teatro: 108 pessoas)

Contato: Departamento Artístico Cultural/(48) 3721-6493
Mais informações sobre a Cia. Pé de Vento Teatro

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com texto e fotos da direção do espetáculo. Colaborou Matheus Bonfim, acadêmico de Jornalismo da UFSC