Divulga UFSC – 04/09/2019 – Edição 1297

04/09/2019 19:02

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 04/09/2019 – Edição 1297

Conselho Universitário da UFSC rejeita programa ‘Future-se’

Em sessão aberta realizada na tarde desta terça-feira, dia 3 de setembro, o Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) rejeitou, integralmente, a adesão da instituição ao programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC). Docentes, servidores técnico-administrativos em Educação (STAEs), estudantes e entidades representativas da Universidade lotaram o Auditório Garapuvu e a área em frente ao Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancelier de Olivo, no Campus Florianópolis, para a deliberação. Continue a leitura >>.

UFSC recebe 2º Seminário Catarinense de Psicologia e Estudos sobre Deficiência, nesta quinta

O Núcleo de Estudos sobre Deficiência e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) são parceiros do II Seminário Catarinense de Psicologia e Estudos sobre Deficiência, evento gratuito promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina que acontece nesta quinta-feira, 5 de setembro, a partir das 13 horas, no Auditório do Bloco Espaço Físico Integrado (EFI), na UFSC Florianópolis. Mais informações.

Colóquio debate os diferentes significados da Morte, nesta quinta, 5

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum/UFSC) e o Núcleo de Estudos Góticos promovem o ‘I Colóquio Interdisciplinar Imagens da Morte’, nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, às 9h. O evento será realizado no auditório do CFH e busca discutir as imagens da morte em diferentes expressões artísticas, como surgem e se deslocam através do tempo, e os diferentes significados a depender do seu contexto histórico. Mais informações.

Seminário discute atuação profissional de psicólogos junto a pessoas com deficiência

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP/SC) com a parceria do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFSC) promove nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, o II Seminário Catarinense de Psicologia e Estudos sobre Deficiência com o tema ‘Desafios para a atuação em psicologia em consonância com a garantia de direitos das pessoas com deficiência’. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório do Bloco EFI. Mais informações.

2º Encontro do Grupo de Amamentação

O Serviço de Apoio à Amamentação (Saam/UFSC) promove o 2º encontro do Grupo de Apoio à Amamentação, nesta quinta, dia 5 de setembro. O encontro será realizado na PRAE, no térreo da Reitoria I, das 14h às 16h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link. Mais informações.

Palestra debate ‘as oportunidades de trabalho como oceanógrafo embarcado’

O Curso de Graduação em Oceanografia promove a palestra ‘As oportunidades de trabalho como oceanógrafo embarcado’, nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, às 14h. O evento será realizado no auditório da Química (UFSC) e será ministrado pelo supervisor de operações sa C-Innovation,  Gustavo Oliveira. Inscrições e mais informações.

Palestra debate utilização de cosméticos convencionais e orgânicos

A Sala Verde organiza a palestra ‘Os efeitos greenwashing no mercado brasileiro’ nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, às 9h30, no auditório do CSE. Após a palestra será organizada uma mesa-redonda para discutir sobre o uso de cosméticos orgânicos e naturais e o efeito prejudicial do marketing enganoso, efeito greenwashing. Inscrições e mais informações.

UFSC tem centro de referência no atendimento de pessoas com dor orofacial

Interessados no atendimento de problemas como dor orofacial, disfunção temporomandibular (DTM), dores dentárias, bruxismo, apneia do sono e neuropatias orofaciais têm uma alternativa no Centro Multidisciplinar de Dor Orofacial (CEMDOR) da UFSC. O local é um centro de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos visando recuperação da função, alívio da dor e melhora da qualidade de vida dos pacientes. Para o atendimento, é necessário o cadastramento. Os principais sinais e sintomas das DTMs são dores ou desconforto nas articulações, ouvido, cabeça, músculos da face e pescoço, estalidos, crepitação, dificuldade na mastigação, e limitação ou desvio durante abertura. Continue a leitura>>.

Seminário debate concepções metodológicas de alfabetização no contexto das políticas públicas

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC), realiza nesta quinta-feira, 5 de setembro, a partir das 9h30, no Auditório do CFH (Bloco E /Anexo), o IV Seminário de Alfabetização com o objetivo de debater concepções metodológicas de alfabetização no contexto das políticas públicas educacionais. Continue a leitura>>.

Núcleo sobre as Violências exibe documentário ‘Gênero e Alteridades: LGBT (Sobre)Vivências’, nesta sexta

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências  (Nuvic) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza no dia 06 de setembro, sexta-feira, a partir das 19 horas, na Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro/Florianópolis), a exibição do documentário ‘Gênero e Alteridades: LGBT (Sobre)Vivências’. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
/ +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.