Controle de desperdícios reduz conta de água na UFSC pelo quinto mês seguido

25/09/2019 09:48

Um esforço para combater vazamentos e identificar desperdício de água, iniciado em 2018, provocou economia nas contas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O resultado do período entre 19 de julho e 20 de agosto deste ano surpreendeu de maneira positiva: a UFSC consumiu 16.527 m³ de água ao custo de R$ 275.336. Esses valores mostram uma redução de 13,24 % (2.523 m³) em comparação com o mês anterior, julho de 2019. Agosto foi o mês com menor consumo de água mensal registrado desde fevereiro de 2014 e foi o quinto mês seguido com reduções de consumo em 2019.

Esta redução em relação ao mês de julho já era esperada, pois durante o período não letivo o movimento no campus diminui. No entanto, comparado com o mês de agosto de 2018, a UFSC apresentou uma redução de 31,34% (-7.543 m³), o equivalente a R$ 80.571 poupados. A economia registrada de abril a agosto representa R$ 214.704, ou 23.565 m³ de água, em relação com os mesmos meses de 2018. Com o valor economizado pode-se pagar um mês inteiro de consumo de água na UFSC.

A redução ocorreu, sobretudo, depois da normalização do consumo do Centro de Desportos (CDS/UFSC). Após ações de controle de vazamentos iniciadas em maio, o centro registrou o uso de 422 m³. Até março de 2019, a média registrada era de 4.600 m³, ou seja, 89% superior que o normal. Outros locais que tiveram grande redução no consumo em função de ações de controle de vazamentos foram: Colégio de Aplicação, Centro de Filosofias e Humanas (CFH/UFSC) e Centro de Educação (CED/UFSC).

Combate a vazamentos e controle de desperdícios

As ações realizadas nos últimos meses, visando ao combate a vazamentos e ao controle de desperdícios, são resultado de um trabalho conjunto da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/UFSC), setor de Manutenção Hidráulica junto ao Departamento de Manutenção Predial e Instalações (DMPI/SEOMA), Departamento de Fiscalização de Obras (DFO/SEOMA), administradores de edifícios e demais responsáveis pela infraestrutura de edificações na UFSC.

As alterações nos padrões de consumo são comunicadas mensalmente ao DMPI, que realiza inicialmente a verificação dos hidrômetros e instalações, em conjunto com demais atores. No total são 74 medidores nos campi, dos quais 53 estão localizados no campus Trindade. Monitorando esses dados, eles observam se o consumo noturno, entre as 18h e 8h, fica próximo ao necessário para encher os reservatórios das edificações e tender a zero durante a madrugada. O consumo dos fins de semana também é verificado e serve de indicativo para possíveis vazamentos. Outras ações de monitoramento envolvem o fechamento de registros e a setorização (instalações de registros em bifurcações), pois elas permitem o isolamento de trechos duvidosos e vazamentos enterrados.

As últimas intervenções e controles realizados no Centro de Desportos (CDS), Centro de Filosofia e Humanas (CFH), Colégio de Aplicação e Restaurante Universitário ocorreram desta forma no Campus Trindade. A UFSC ainda não dispõe de um sistema de monitoramento em tempo real do consumo de água. No entanto, estudos de implantação estão sendo desenvolvidos.

Como ajudar

A CGA abriu um canal de comunicação para a comunidade acadêmica relatar possíveis vazamentos internos nos prédios da Universidade. “Com essa campanha, buscamos resolver principalmente os vazamentos das edificações, ou seja, descargas que ficam acionadas, torneiras vazando, bebedouros, alguns indicativos como teto e paredes mofadas, chão molhado, entre outros”,  relata Djesser Zechner Sergio, engenheiro sanitarista e ambiental da CGA.

Para informar uma suspeita de vazamento, basta cadastrar o número (48) 3721-4228 no WhatsApp, enviando a localização e, se possível, fotos. Em seguida, algumas perguntas serão feitas para identificar a gravidade e possível urgência do atendimento. A Coordenadoria, então, entra em contato com a administração do edifício e segue acompanhando o caso até que seja solucionado.

Em junho de 2019, a CGA disponibilizou cadastro online das redes de água, reservatórios, setores e subsetores da UFSC. As informações estão disponíveis em Mapas e Cadastros, no site do projeto UFSC Sustentável. A página também contêm outros mapas online como Hidrografia e APPs do Campus de Curitibanos, Inventário Florístico Parcial do Campus Trindade e Pontos da Coleta Seletiva Solidária da UFSC. O mapa pode ser acessado aqui.

Tags: Centro de Desportos (CDS)consumo de águaCoordenadoria de Gestão AmbientalDepartamento de Manutenção Predial e Instalaçõeseconomia de águaUFSC