Colégio de Aplicação emite nota sobre ataques nas redes sociais

27/09/2019 16:32

A Direção do Colégio de Aplicação da UFSC informa que o horário de aulas dos Anos Iniciais a partir de 27 de setembro será das 7h30 às 10h20 no período matutino e das 13h20 às 16h20 no período vespertino.

A decisão pela redução de duas aulas em cada turno foi uma medida necessária para garantir o atendimento de qualidade e inclusivo de 360 crianças que estudam nas 15 turmas dos Anos Iniciais, visto que as atividades de estágio foram suspensas em virtude da greve estudantil na UFSC. As horas faltantes serão repostas quando a situação voltar à normalidade.

Os horários das aulas dos Anos Finais e Ensino Médio estão mantidos.

Reiteramos que, de acordo com o Estatuto da UFSC, artigo 8º, parágrafo único, “A Universidade manterá, junto à Unidade Universitária vinculada à área da educação, um Colégio de Aplicação e um Núcleo de Desenvolvimento Infantil, abrangendo níveis de ensino que permitam experimentações, inovações pedagógicas e estágios para os cursos da área educacional”. Os estudantes de graduação que aqui realizam estágios obrigatórios e não obrigatórios aprendem com os professores supervisores de estágio o ofício de ser professor. Esse é o motivo pelo qual estão atuando nas turmas em que há estudantes com deficiência.

A atuação do estudante contemplado com bolsa de estágio no CA/UFSC realizam atividades inerentes ao setor de inclusão do CA/UFSC, apoiando a equipe multidisciplinar nas tarefas de cuidados com os estudantes público alvo da Educação Especial.

Esta Direção preza e defende o ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo para 945 estudantes, de acordo os seguintes documentos legais federais: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (BRASIL, 1996); Decreto 7.611 (BRASIL, 2011) e na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015). Nesses documentos oficiais, entre outros, está assegurado o direito de todos à educação de qualidade, bem como a garantia da acessibilidade educacional e inclusão escolar. Consideramos lamentável que informações estejam sendo veiculadas nas redes sociais, de forma distorcida e através de gravações realizadas sem a devida autorização.

Desse modo, a Direção afirma que:

1) O Colégio de Aplicação da UFSC não está paralisado. As aulas ocorrem normalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com redução de duas horas-aula diárias nos Anos Iniciais, as quais serão repostas posteriormente para integralização do ano letivo nos termos da LDB.

2) Os estudantes, como prevê o Regimento Escolar, em seu Artigo 113, têm o direito de realizar e lhes é facultado participar de assembleias estudantis em virtude de demandas que considerarem urgentes.

3) Trabalhamos em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e inclusiva.

Florianópolis, 27 de setembro de 2019.

Direção Geral e Direção de Ensino

Tags: Colégio de AplicaçãoUFSC