Arquitetura UFSC promove Encontro Internacional Brasil-Austrália

23/09/2019 12:45

A Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a UNIVALI e a Queensland University Of Tecnology (QUT/Brisbane) promoverá o Encontro Internacional Brasil-Austrália: Studio Colaborativo de Projeto, entre os dias 24 e 30 de setembro, na UFSC. O evento congrega escolas de arquitetura brasileiras de Florianópolis, comunidade local e estudantes e professores visitantes da QUT, de Brisbane, Austrália.

A proposta do evento é promover debates entre teoria e método de projeto de arquitetura, discutir, refletir e propor novas perspectivas de intervenção nas cidades contemporâneas, com foco numa visão sistêmica e holística de sustentabilidade, partindo de ações sociais, ancoradas na cultura do local. A expectativa é de, coletivamente, contribuir para ampliar as bases da pesquisa e a disseminação do conhecimento social em arquitetura e urbanismo de forma criativa e inovadora, segundo os organizadores da UFSC.

Confira as informações sobre inscrições, local e a programação completa:

ATIVIDADES ABERTAS: gratuitas, inscrições no local, com certificados de participação.

PALESTRAS ABERTAS:

1. Terça-feira, 24/9, 18h – Prof. Arq. PAUL TROTTER (QUT), sobre o Fulton Trotter Arquitetos, Austrália.

Local: Auditório da Engenharia de Produção UFSC

2. Quarta-feira, 25/9, 9h – Arq VANESSA PEREIRA

Local: Auditório SeAD UFSC

3. Quarta-feira, 25/9, 10h – Arq SILVIA LENZI

Local: Auditório SeAD UFSC

SAÍDAS DE CAMPO (inscrições no local):

1. Quinta-feira, 26/9, 9h – Prof. LUIZ EDUARDO F. TEIXEIRA (ARQ/UFSC) Visita Guiada ao Centro Histórico de Florianópolis

Local: Escadaria da Catedral Metropolitana de Florianópolis

2. Sábado, 28/9 –

manhã – Tour Joaquina

tarde – Tour Praias do Norte

3. Domingo, 29/9, manhã e tarde – Prof. LUCAS DIAS (ARQ/UFSC)

Visita Guiada ao Ribeirão da Ilha

Local: Escadaria da Igreja Nossa Senhora da Lapa

STUDIO COLABORATIVO DE PROJETO (vagas limitadas, inscrições por e-mail com os organizadores)

Sexta-feira, 27/9, e segunda-feira, 30/9, das 9h às 12h, das 14h às 18h e das 18h30 às 21h30

Local: Campus UNIVALI

Objetivo: lançar um “projeto relâmpago” coletivo, a ser desenvolvido  de forma colaborativa e aberta, em equipes mistas. Os alunos da Austrália têm trabalhado durante todo esse semestre em uma proposta para um Museu de Cultura Açoriana, localizado próximo à praça XV de Novembro. Espera-se que este caldeirão de idéias possibilita validar, ou não, as hipóteses desenvolvidas na Austrália, enquanto mergulham na cultura local e interação com seus colegas, buscando pontos de convergência e empatia, para gerar novas e criativas possibilidades projetuais.

Mais informações podem ser acessadas na página Conexão Brasil + Austrália no Facebook.

Tags: arquiteturaEncontro Internacional Brasil-Austrália