Projeto Releituras realiza palestra sobre audiolivros neste sábado, 31

29/08/2019 13:28

O projeto ‘Releituras’ promove palestra com Vera Rejane Veleda da Rosa, estudante do curso de Direito da UFSC, para comentar sobre a produção de audiolivros para alunos cegos. Vera perdeu a visão aos 42 anos por causa do efeito colateral de um medicamento de seu tratamento de câncer. O evento será realizado no dia 31 de agosto, sábado, na Biblioteca Universitária (BU) da UFSC.

O projeto é uma iniciativa independente, atualmente associado à Biblioteca Universitária da UFSC, buscando desenvolver ações no sentido de promover acessibilidade e inclusão social a todos. O Projeto Releituras pretende disponibilizar através de um app, livros em áudio para as área de literatura brasileira e livros didáticos em geral. Os livros são gravados por voluntários, que participam de quatro encontros com oito oficinas de preparação de voz, leitura dramatizada, iniciação à locução e dublagem.

O projeto trabalha com a confecção de audiolivros com o objetivo de produzir livros para pessoas com dificuldades de ler material impresso, por problemas físicos (baixa visão e cegos, tetraplegia), cognitivos (TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, incapacitados temporariamente (pacientes de hospitais), para terapia (idosos), pessoas que não podem ler livros devido a sua condição social (analfabetos), e também para todas as pessoas que não tem tempo de ler livro.

O Tratado de Marraquexe, assinado em Marrocos, em 28 de junho de 2013 é, formalmente, uma iniciativa para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para aceder ao texto impresso. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, apenas 1% dos livros estão em formato acessível para este público.

Serviço

O quê: Palestra com Vera Rejane Veleda da Rosa
Quando: 31 de agosto, sábado
Local: Biblioteca Universitária (BU) da UFSC
Contato: 

Tags: Biblioteca UniversitáriaBUProjeto releiturasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina