Projeto de Extensão da UFSC lança série de vídeos acessíveis em Libras

26/08/2019 08:48

O Projeto de Extensão Libras e Saúde (UFSC-UFJF) disponibilizou ao público o primeiro vídeo da série “Temas de Saúde em Libras”. O lançamento ocorreu, respectivamente, no 15º Encontro Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (ECATILS), no dia 10 de agosto, na FURB em Blumenau, e no 2º Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos Linguísticos da Libras (GELLI), no dia 14 de agosto, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF), onde o projeto é coordenado pela professora Carla Couto de Paula Silvério.

Essa série é composta por mais de 10 vídeos, acessíveis em Libras, destinados, prioritariamente, aos surdos sinalizantes dessa língua. O material contém falas, em português oral, feitas pelo médico Renato Cesar Vaz Guimarães (CRM SP 206499), integrante do projeto, as quais são traduzidas para a Libras pelo tradutor surdo João Gabriel Duarte Ferreira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e integrante do Projeto de Extensão. Para a produção dos vídeos, contou-se com uma equipe de trabalho composta por estudantes de graduação em Letras-Libras e da Pós-graduação em Estudos da Tradução.

O primeiro vídeo intitulado “Você sabe o que é o SUS? – O SUS e seus serviços (PARTE 1)” traz uma breve explicação sobre o SUS, sua constituição e suas funções.

Na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, o projeto divulgará o segundo vídeo da série: “Como ter acesso aos atendimentos no SUS? – O SUS e seus serviços (PARTE 2)”. O lançamento oficial ocorrerá em Brasília durante o 2º Colóquio de Interpretação de Línguas de Sinais em Contextos Comunitários: saúde, educação & justiça realizado na Universidade de Brasília (UnB).

Para conhecer os próximos vídeos de Temas de Saúde em Libras, acompanhe o Libras e Saúde na página librasesaude.paginas.ufsc.br e no Canal Libras e Saúde.

A idealização e execução deste projeto é de responsabilidade do professor Carlos Henrique Rodrigues, do Departamento de Libras (DLSB), e sua produção conta com o apoio do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tags: Libras UFSCProjeto de Extensão Libras e SaúdeUFSCvídeos acessíveis em Libras