Projeto 12:30 chega ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC nesta quarta-feira, 14 de agosto

14/08/2019 10:20

O Projeto 12:30 inicia série de apresentações no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC e a primeira apresentação será do cantor e compositor Rodrigo Piva, nesta quarta-feira, 14 de agosto. Até o fim do ano, estão previstas ao menos uma apresentação por mês no campus. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com essa edição apresentada no bairro Itacorubi, em Florianópolis, às 12h30. O projeto é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da UFSC. Rodrigo Piva traz uma apresentação de canções de vários sucessos de sua discografia, com influências do avô sambista, Túlio Piva, e de gêneros como chorinho, xote, bossa, afoxé e tango.

Música de gerações

Desde seus 15 anos, Rodrigo acompanhava, junto com o irmão caçula, Rogério Piva, a vida artística de seu avô, sambista Túlio Piva. Entre programas de rádio e TV e shows, o garoto se espelhava na família e encontrava-se no ramo musical. Já nos anos 80 iniciou sua carreira solo, apresentando-se em festivais universitários e nas noites movimentadas da capital gaúcha, Porto Alegre. Em 1982, com Rogério, Jessé Silva e Lúcio do Cavaquinho, formou o grupo de Choro “Vibrações”, que lançou o álbum “Sambas & Choros”.

No início da década de 1990, Rodrigo muda-se para Florianópolis, e foi nessa cidade que, em 1996, lançou seu primeiro CD “Contraste Brasil”, produção que reúne grandes nomes da música gaúcha. Em homenagem à filha, Cássia, e à capital catarinense, nasceu o álbum “Menina de Florianópolis” em 2002. Três anos depois, resgatando a memória do avô, produziu o CD-Book “Túlio Piva – Pra Ser Samba Brasileiro” junto com Márcio Gobatto.

Em 2011, o cotidiano de florianopolitano o inspirou para lançar o terceiro disco: “Garganta do Artista”. Já em 2015 foi a vez de se desafiar nas telonas, participou da produção e direção musical do filme que conta a vida e carreira do avô, “Túlio Piva – Pandeiro de Prata”. No segundo semestre de 2018, Rodrigo lançou o EP “Canto Quântico”.

Projeto 12:30

O Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras, durante o período letivo, atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, junto à Praça da Cidadania, ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade. Agora, neste semestre, a cada mês estará presente também no Centro de Ciências Agrárias da UFSC, no bairro Itacorubi.

Para além de atrações musicais, o Projeto 12:30 pode receber outras linguagens artísticas, como dança e teatro de rua, desde que compatíveis com a infraestrutura disponível. Artistas e grupos interessados em se apresentar no Projeto devem entrar em contato com o DAC.

O quê: apresentação musical de Rodrigo Piva.
Quando: dia 14 de agosto de 2019, quarta-feira, às 12h30min.
Onde: Projeto 12:30, no CCA da UFSC, bairro Itacorubi, Florianópolis (SC).
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30: Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis / (48) 3721-2497, 3721-9447 e 3721-3853 / www.dac.ufsc.br / E-mail:
Contato músico: rodrigopiva.com.br

Leon Ferrari/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

Tags: CCACentro de Ciências AgráriasProjeto 12:30UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina