Grupo de Pesquisa em Biodinâmica convida comunidade acadêmica para palestras abertas

26/08/2019 10:00

Um grupo formado por alunos, professores, voluntários e colaboradores, das áreas de Educação Física e Fisioterapia, abre as portas do Laboratório de Biomecânica, do Centro de Desportos (CDS) da UFSC, para receber a comunidade acadêmica interessada em conhecer ou participar dos projetos ou pesquisas relacionadas à biodinâmica do desempenho humano.

A equipe realiza reuniões abertas ao público, com debate e perguntas, nas quartas-feiras, às 11h45, no bloco 5 do CDS, na sala da primeira fase. Nesses encontros periódicos, os palestrantes (professor ou aluno de pós-graduação) abordam aspectos referentes ao esporte, ao desempenho humano e à saúde, com um olhar mais voltado à biomecânica. 

A Biomecânica é a ciência que estuda o corpo humano sob a ótica da mecânica, definindo dessa forma as características cinemáticas e cinéticas relacionadas ao movimento nos mais diversos níveis de organização do indivíduo. Como ciência, a biomecânica evolui a passos largos, contando com cada vez mais sofisticados equipamentos de medição e com descrições cada vez mais detalhadas dos eventos mecânicos relacionados ao movimento, sejam eles a nível celular/molecular ou no organismo como um todo.

Sobre o Biomec

O Biomec iniciou suas atividades em março de 2001, com o objetivo de promover o conhecimento relativo à área da biomecânica. Desde seu começo, integra professores e pesquisadores de diferentes domínios do conhecimento, em especial, das ciências da saúde e das engenharias, na busca de parcerias para o desenvolvimento de pesquisas relativas ao movimento humano, seja ele funcional, laboral ou esportivo. Nesse sentido, o Laboratório vem se consolidando por meio de projetos multicêntricos e pesquisas individuais, orientadas à qualificação de acadêmicos da pós-graduação e de iniciação científica.

Linhas de pesquisa

  • Biodinâmica do Movimento Humano;
  • Biomecânica Ocupacional/Ergonomia;
  • Esporte de Alto Rendimento.

Projetos recentes

  • Estudo dos efeitos da estimulação audiovisual em variáveis motoras relacionadas à marcha em indivíduos com doença de Parkinson (CNPq);
  • Atletismo do Séc XXI: estudo interdisciplinar na avaliação de corredores federados nas diferentes etapas do ciclo de treinamento (Rede CENESP-ME);
  • Análise dos impactos gerados durante a queda em três técnicas do judô;
  • Diagnóstico ergonômico e perfil profissiográfico em instalações da Transpetro D&t-sul (Petrobras);
  • Estudo termográfico em trabalhadores de tarefas repetitivas;
  • Estudo da técnica da pedalada em ciclistas.

Mais informações: biomec.paginas.ufsc.br

Dúvidas sobre as reuniões pelo e-mail

Tags: CDSLaboratório de BiomecânicaUFSC