Graduandas de Museologia promovem exposição de ‘land art’ no Mesc

02/08/2019 10:41

Land art realizada na Praia da Galheta no último mês de maio. Foto: Divulgação

Alunas da última fase do curso de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem exposição de land art (arte na paisagem) no Centro de Florianópolis. A produção independente, coordenada pelas estudantes Fernanda do Canto, Raisa Ramoni Rosa e Nathalia Maia, será apresentada no Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) entre os dias 2 e 31 de agosto de 2019.

A exposição ‘EfemerArte’ apresenta o conceito de land art (arte efêmera na paisagem) desenvolvido por Clayton Balduino (ReciClayton), em fotografias, vídeos e instalações. O artista desenvolve a técnica desde novembro de 2011. As obras são feitas com um rastelo de jardim, utilizado como lápis, para produzir imagens de grande formato na areia das praias do litoral sul de São Paulo e de Florianópolis/SC.

A maioria dos registros foram realizados com uma câmera simples, adquirida por doação, e acoplada a um extensor telescópico de bambu encaixável, com 10m de altura, fabricado pelo artista. Apenas a partir de 2017, ReciClayton estabeleceu parceria com operadores de drone, o que trouxe maior qualidade na tomada das imagens e na capacidade de distanciamento das obras.

A exposição abre dia 02 de agosto de 2019, às 19h, no Mesc e traz uma retrospectiva da trajetória do artista, com desdobramentos da técnica em instalações pensadas especialmente para o Museu, sendo algumas delas interativas.

Agenda

Abertura: Na noite de abertura, contará com a participação de Paulo Gomes, violinista, amigo e apoiador do artista, que fará uma performance musical. O artista dará início a uma obra pendular e apresentará a exposição ao público, relatando sobre seu processo de trabalho, suas motivações e sua forma de pensar vida e arte.

Oficinas de Sand Art Terapia: A oficina foi apresentada inicialmente no Festival Psicodália 2019 e seu registro pode ser conferido neste link. Os interessados em participar poderão realizar uma pré-inscrição no momento.

No Museu, serão oferecidas duas sessões, com possibilidade de ocorrer novamente, caso as turmas lotem. Com lotação máxima de 10 pessoas por turma, nos dias 23 e 24 de agosto (sexta e sábado). Agendamentos podem ser realizados pelo e-mail:

Sobre o artista

Clayton Balduino é natural de São Paulo (SP), residente em Florianópolis desde 2014. Autodidata em música e artes visuais, trabalha com land art desde 2011, tendo realizado obras desse gênero em eventos musicais como o Festival Respect (2012), Festival AHO, em Ilha Comprida/SP (2013) e Festival Psicodalia, em Rio Negrinho/SC (2019). Ministra oficinas e realiza projetos específicos, como geodésicas (Museologia/UFSC, 2018) e esculturas de resíduos no Festival Cumbre Tajin, Papantla/ México (2014 e 2015).

Sobre a produtora

Tombô é uma produtora composta por alunas em fase final de formação do curso de museologia da UFSC. Produz conteúdos audiovisuais e soluções museológicas desde 2015, voltadas principalmente ao registro do patrimônio imaterial.

O quê: Exposição EfemerArte, de Reci Clayton
Quando: de 2 a 31 de agosto de 2019
Onde: Museu da Escola Catarinense, Endereço: Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis/SC
Realização: Reci Clayton e Tombô Produções Museológicas

Contato

Para mais detalhes sobre a exposição, entre em contato pelo e-mail: ou telefone 48 99914-1363 (Fernanda do Canto).
Instagram: @efemerarte.expo
E-mail para contato com a produtora:
Instagram: @tombovideos

Tags: museologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina