Evento na UFSC debate Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal, dia 9 de setembro

14/08/2019 11:42

O Laboratório de Neuroplasticidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove no dia 9 de setembro o evento ‘Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal’. A atividade será realizada no Auditório do EFI e contará com a participação de pesquisadores, médicos e demais profissionais que irão partilhar seus conhecimentos e experiências sobre o tema.

São esperamos estudantes, servidores e a comunidade externa, principalmente nas áreas de biológicas, saúde e pedagógicas, para debater a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Decorrente do consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, a SAF caracteriza-se por graves malformações orgânicas, microcefalia, retardo cognitivo e distúrbios de comportamento, comprometendo a saúde e o desempenho escolar do indivíduo.

Mais informações sobre o evento, a programação e a inscrição para participação, podem ser conferidas no site do evento.

O grupo

O Projeto de Extensão sobre uso de álcool na gravidez é coordenado pela professora Patricia de Souza Brocardo, do Departamento de Ciências Morfológicas (CCB/UFSC), e conta, atualmente, com os membros André Luiz Vieira da Silva, Bianca Bennemann, Claudia Daniele Bianco, Fabiani Fernanda Triches, Marina Veiga da Silva Amorim, Natalia Rodrigues e Larissa Redivo dos Santos.

Durante os dois anos de atuação do Projeto foram realizadas 12 visitas em escolas públicas, três visitas em escolas particulares e dois minicursos destinados a alunos e comunidade da UFSC. Impactando uma média de 1.200 pessoas diretamente.

Tags: Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica FetalLaboratório de NeuroplasticidadeSAFSíndrome Alcoólica FetalUFSC