Estudantes de Blumenau recebem honraria por projeto de inclusão
Os estudantes do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Fabieli Diones Breier e Christian Mailer, dos cursos de Engenharia Têxtil e Engenharia de Controle e Automação, respectivamente, receberam a Comenda Municipal do Mérito Projetos Acadêmicos “Edson Klaus Kielwagen”, na quinta-feira, dia 29 de agosto. A honraria foi concedida em razão do projeto Roupas Inclusivas. A solenidade foi realizada pela Câmara de Vereadores de Blumenau, no Plenário da Casa.
A comenda, instituída em 2017, presta homenagem aos alunos que se destacaram no desenvolvimento de projetos acadêmicos, com o apoio dos professores, nas instituições de ensino superior do município. O estudante Christian Mailer falou em nome da dupla e, ao agradecer o reconhecimento, estendeu a homenagem aos professores que deram suporte e auxiliaram no desenvolvimento do projeto.
Sobre o projeto
Fabieli Diones Breier, acadêmica do curso de Engenharia Têxtil e bacharel em Design de Moda, coproduziu com a Associação Blumenauense de Deficientes Físicos (ABLUDEF) três looks que, além de inclusivos, promovem a saúde e o bem-estar. As peças, pensadas para auxiliar pessoas com deficiência física, contam com uma tecnologia exclusiva no tecido que permite melhorar a circulação sanguínea e possuem sensores acoplados para a prevenção de acidentes.
Utilizando premissas do Desenho Universal, os produtos são passíveis de serem utilizados por todas as pessoas, independentemente de possuírem alguma deficiência. Para tanto, os decotes das blusas são mais abertos e possuem a mesma altura tanto na frente, quanto nas costas; as costuras das peças possuem acabamento limpo, diminuindo o desconforto ao contato com a pele, e as calças possuem elástico no cós e passantes nas laterais para facilitar o vestir.
Para o desenvolvimento das peças, Fabieli teve orientação técnica da professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar, coordenadora do projeto de pesquisa “A moda é para todos: estudo dos princípios do Desenho Universal aplicados ao vestuário”.
A estudante contou ainda com o apoio e orientação quanto à parte tecnológica do professor do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, Leonardo Mejia Rincon, e do acadêmico Christian Mailer, que aplicou sucessivos testes para verificar a viabilidade e a confiabilidade da tecnologia, montou os dispositivos eletrônicos, executou a programação e elaborou o layout do aplicativo.
Com informações de: UFSC Blumenau e Câmara de Vereadores de Blumenau
Foto: Lucas Prudêncio/Imprensa CMB