Departamento de Química da UFSC comemora 50 anos de sua criação

19/08/2019 09:11

O Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina comemora 50 anos de sua instalação, juntamente com os 48 anos de criação dos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Química. A celebração ocorre durante a VIII Semana de Pós-Graduação e a XIII Semana de Graduação em Química da UFSC, que ocorrem de 19 a 23 de agosto. A abertura será nesta segunda-feira, 19 de agosto, às 9h30, no Auditório Faruk Nome, no departamento de Química (CFM).

O Departamento de Química da UFSC foi criado pelo Decreto no 64.824, de 15 de julho de 1969 e foi incorporado ao Centro de Ciências Físicas e Matemáticas em 1976. A formação de recursos humanos sempre foi o principal objetivo do Departamento, que desde 1997 possui 100% de doutores em seu quadro de professores, o primeiro na UFSC a atingir essa meta.

Em 1971 foi criado o Curso de Graduação em Química com o objetivo de coordenar o Ensino de Química e promover a pesquisa nesta área. Inicialmente, o curso fazia parte do “Centro de Estudos Básicos”, juntamente com os cursos de licenciatura de curta duração com habilitação em Ciências, atendendo às determinações federais da Lei nº 5.692,21 de 11 de agosto de 1971. Atualmente, o Departamento de Química oferta os cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química e Química Tecnológica, reconhecidos pelo MEC e que estão entre os mais bem conceituados do país.

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSC foi criado em 1971 e oferece os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, com formação em quatro áreas de concentração: Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. O PPGQ atua na formação de recursos humanos qualificados para o exercício da docência em instituições de ensino superior e para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de forma interdisciplinar. Faz parte do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES há mais de 30 anos, com nota máxima alcançada nas últimas avaliações quadrienais.

Mais informações na página do departamento.

Tags: químicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina