Departamento de Psicologia oferece disciplina sobre orientação para aposentadoria

06/08/2019 16:31

O Departamento de Psicologia da UFSC oferece neste semestre (2019.2) a disciplina complementar de Orientação para Aposentadoria (PSI7124). A optativa possui três créditos e é realizada às 15h, na quinta-feira, com vagas para estudantes de todos os cursos de graduação. Os graduandos interessados em cursar a disciplina devem realizar a matrícula na referida disciplina nas coordenadorias de seus próprios cursos, no decorrer da presente semana.

A disciplina PSI 7124 tratará, em uma perspectiva psicossocial, de temas atuais e relevantes para alunos de diversos cursos de graduação, considerando o significativo envelhecimento da população brasileira e possíveis mudanças na legislação referente à Previdência Social, tais como: construção da carreira, projeto de futuro e aposentadoria; sentidos e significados do trabalho e do tempo livre; bem-estar e qualidade de vida nos processos de trabalho e aposentadoria; fatores de risco e proteção à saúde na transição para aposentadoria; gestão da diversidade etária nas organizações; ageismo e discriminação por idade; preparação para a aposentadoria como parte da educação ao longo da vida; trabalho, educação e lazer; ressignificação do projeto de vida e trabalho em razão de mudanças na legislação; entre outros.

Tags: Centro de Filosofia e Ciências HumanasCFHdepartamento de psicologiapsicologiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina