Canal de Ofertas e Demandas de Pesquisa, Inovação e Extensão pretende conectar UFSC e sociedade

30/08/2019 18:00

Conexão entre a universidade e a sociedade é um dos principais objetivos do Canal de Ofertas e Demandas de Pesquisa, Inovação e Extensão (Canal PODe). O projeto foi idealizado, desenvolvido e está em fase de implantação pela Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (Propesq/UFSC).

O site eletrônico vai abrigar ofertas e demandas envolvendo os setores da universidade, tais como captação de parceiros, voluntários para pesquisa, editais de bolsas, oferta de serviços, resultados de pesquisas, com acesso facilitado à sociedade. Também, a ferramenta visa captar demandas e ofertas cadastradas pela sociedade e que podem ser aproveitadas pela UFSC, como interessados em financiamento, contratação de serviços, editais de financiamento, entre outros.

Segundo o superintendente de Projetos da Propesq, Armando Albertazzi, o pré-lançamento do site inicia na próxima semana, de 02 a 06 de setembro, e o lançamento festivo será realizado durante a 18ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), entre os dias 17 e 19 de outubro. “A proposta busca conectar a universidade com a comunidade externa como também colocar em contato os diversos setores e áreas da universidade”, diz ele, lembrando que essa proposta foi desenhada para funcionar como uma espécie de classificados sobre os serviços e demandas da UFSC.  “É possível cadastrar oportunidades daquilo que a universidade sabe fazer como também captar oportunidades do que a sociedade espera que possamos ajudar. Isso nos possibilitará atender demandas pontuais, se for de interesse da UFSC, como parcerias público-privadas, por exemplo”, complementa Albertazzi.

Um Canal que, além de conectar, colocará pessoas, setores e demandas em contato facilitado por meio de um sistema eletrônico. O uso do sistema funcionará de duas formas: 1) cadastro de ofertas e demandas por parte de toda a comunidade UFSC; sendo que essas informações ficarão abertas para consulta aberta; 2) cadastro de demandas por parte da sociedade (comunidade externa, empresas, organizações, etc), sendo que essas informações ficarão acessíveis apenas para a UFSC. Nas duas situações os cadastros preliminares passarão por aprovação dos mediadores do Canal PODe.

“Neste sistema, o usuário encontrará ofertas e demandas por meio de uma busca por palavras-chave. É importante explicar que o acesso às informações de ofertas e demandas cadastradas pela UFSC será aberto para consulta, sem necessidade de fazer um cadastro para isso”, explica o superintendente.

Com o Canal PODe as pessoas terão a oportunidade de descobrir projetos de pesquisa, ensino, extensão entre outras atividades para que possam colaborar como, ainda, permitirá que a UFSC capte situações de necessidades nestas três áreas que não acabam chegando na instituição. “Acreditamos que essa ação poderá ampliar, e muito, a capilaridade da universidade, principalmente em ações de Extensão. Ainda, ser uma alternativa as fontes de financiamento as ações da UFSC”.

Durante a semana de pré-lançamento, o Canal PODe será testado com o lançamento de demandas e ofertas da Propesq para que eventuais problemas sejam corrigidos. A partir de outubro o sistema eletrônico estará disponível para que a comunidade interna e externa faça o cadastro e a consulta das ofertas e demandas. “Para que a proposta funcione, é fundamental que a comunidade interna e externa faça o cadastro de informações para que essas conexões de oferta e demanda sejam possíveis”, diz Juvêncio Eloi Martins Neto, coordenador de Fomento e Apoio à Pesquisa da Propesq.

Confira o Canal PODe AQUI.

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

Tags: Canal de Ofertas e Demandas de PesquisaCanal PODeInovação e ExtensãoPROPESQUFSC