Vestibular UFSC 2019-2: primeiro dia de provas, expectativas a mil

06/07/2019 16:32

Por volta do meio-dia deste sábado, 6 de julho, ainda com folga no relógio para o início das provas de Português e Literatura, Língua Estrangeira, Matemática e Biologia, os candidatos que escolheram a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já circulavam no campus sede, no bairro Trindade, para participar do segundo vestibular realizado na metade do ano.

A cada tique-taque, a ansiedade só aumenta. No primeiro dia, muitos falam que é maior. Familiares, professores e até psicólogos acompanham os candidatos para ajudá-los a manter a calma nesse momento de decisão. O trânsito e o clima são fatores que também são levados em conta na preparação para o vestibular. A sensação de frio foi amenizada pelo sol, que desde cedo apareceu em Florianópolis. O vestibular acontece, além da capital, nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Joinville e Tubarão. Mais de 8 mil inscritos realizam provas nesse final de semana e na segunda-feira.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), organizadora do concurso, o prepara há mais seis meses e tem como prioridade proporcionar aos candidatos acolhimento, tranquilidade, ambiente seguro, e atenção especial àqueles que possuem alguma restrição, seja por deficiência física ou por motivo religioso. Também para os que realizam provas no Hospital Universitário, que neste ano é apenas um, e nos presídios estaduais, no total de 151 pessoas, distribuídas em 18 grupos.

Os portões de acesso fecharam, impreterivelmente, às 13h45. A prova começou às 14h em ponto, com duração máxima de quatro horas. A partir daí, o ambiente foi tomado por um silêncio atípico do agitado campus universitário.

Nesta edição, soma-se 565 vagas distribuídas em 24 opções de cursos. Em Florianópolis, a UFSC possui vagas para Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia de Aquicultura, Geografia, Matemática, Química e Secretariado Executivo. Em Araranguá, as opções são Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, Medicina e Tecnologias da Informação e Comunicação. Em Curitibanos, Agronomia e Engenharia Florestal. Em Joinville, há vagas para os cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Naval e Engenharia Ferroviária e Metroviária. Em Blumenau, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Matemática e Química (bacharelado e licenciatura).

Unidos no mesmo objetivo

O curso de Medicina do Campus Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019-2, com mais de 5 mil inscritos. No campus de Florianópolis, representantes de colégios e de pré-vestibular trouxeram os alunos em caravana. Em um desses grupos havia em média 180 candidatos, todos concorrendo para Medicina.

Lucas Bittencourt, de 19 anos, sonha em ser médico e tenta pela terceira vez o vestibular. A escolha pela UFSC se deu principalmente por ser “com muito orgulho” catarinense, mas também pela qualidade de ensino. “Quem é de Santa Catarina, carrega este sentimento e a vontade de estudar na UFSC, qualquer escola de ensino médio da região incentiva o ingresso na Universidade e também é muito forte a questão profissional, no acesso ao mercado de trabalho, a UFSC sempre desponta em qualquer área”.

Letícia de Siebra Mecenas é do Rio de Janeiro e faz seu primeiro vestibular no Sul. “É muito frio, lá (no Rio) a temperatura mais baixa é de 20 a 25 graus”, diz. Junto com a mãe e a irmã, Letícia estava a caminho do Centro de Ciências da Saúde (CCS) para realizar a prova para o curso de Medicina. Escolheu a UFSC por ter um bom conceito e por ser uma opção fora de seu estado. “Minha mãe também gosta da região e então decidi vir para cá”. Comentou que o campus, em relação ao da UFRJ, é bem cuidado e bonito.

Outra caravana de aproximadamente 300 alunos aguardava próximo à entrada da Trindade. Todos tentarão para Medicina, inclusive Luiza Ramos Pelens e Jennifer da Silveira Andrade, ambas de Florianópolis, e que escolheram a UFSC pela proximidade, pela estrutura e pela qualidade do ensino. Luiza se não passar tentará no vestibular do final do ano para Direito, que é a carreira que deseja seguir.

A relação candidatos/vaga de todos os cursos, por modalidade do Programa de Ações Afirmativas (PAA), está disponível aqui.

“UFSC: semeando futuros”

“Venha mudar sua história e construir um mundo sustentável com a UFSC”. A campanha do Vestibular faz este especial convite aos que desejam ingressar no ensino superior, público e gratuito, na melhor universidade do estado e na sexta federal do país. A universidade é capaz de mudar a vida das pessoas, tanto dos alunos e servidores quanto da comunidade, podendo, inclusive, impactar no futuro da humanidade. O slogan faz referência ao cultivo cotidiano de saberes e pequenas ações que dão frutos e impactam na vida e no futuro de muitos.

Divulgação do gabarito

O gabarito preliminar das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas será disponibilizado no site do concurso na segunda-feira, dia 8, a partir das 20 horas.

Provas no domingo e na segunda

No domingo, 7 de julho, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas e Sociais: Filosofia, Geografia, História e Sociologia (20 questões), Física (dez questões) e Química (dez questões). Na segunda-feira, 8 de julho, serão aplicadas as provas de Redação e quatro questões discursivas. O programa das disciplinas está disponível aqui.

Matrículas dos candidatos classificados

Os candidatos classificados no Vestibular 2019-2 deverão efetuar suas matrículas de acordo com datas, locais, procedimentos e normas constantes na Portaria de Matrículas, expedida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em conjunto com a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) e publicada no site vestibular20192.ufsc.br.

Mais informações no site vestibular20192.ufsc.br

Edital do Vestibular