UFSC sedia 6º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

01/07/2019 09:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar, entre os dias 6 e 9 de julho, o VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (Eneseb). O evento contará com palestras, mesas-redondas, oficinas, grupos de trabalho (GTs), exibição de documentários, homenagens a personalidades defensoras dos espaços do ensino da sociologia e atividades culturais.

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Promovido pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Sociologia, o ENESEB propõe-se a discutir os rumos do ensino e da disciplina de Sociologia na escola, principalmente no ensino médio, assim como propor reflexões acerca de aspectos da formação docente e do papel da universidade nesse processo.

Nesta sexta edição, o Encontro fará um balanço dos ciclos de criação do patrimônio intelectual e pedagógico nos últimos dez anos de práticas de ensino e pesquisa da sociologia na Educação Básica. Participam do evento docentes e pesquisadores universitários, estudantes de licenciatura em Ciências Sociais e áreas afins de universidades públicas e privadas, bem como professores da rede básica de todo o território nacional e alunos da educação básica.

Mostra

Durante o encontro, o hall do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) receberá a exposição de pôsteres ‘Universo em diálogos: Direitos Humanos, Antropologia, Educação e Diversidades na formação do ensino médio’, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A mostra tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, entre estudantes do ensino médio de escolas públicas da Grande Florianópolis. Os participantes do projeto frequentaram a UFSC ao longo do último ano e desenvolveram pesquisas em diálogo com bolsistas da graduação em Antropologia, vinculadas ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (Nigs) e ao Núcleo de Estudos de Populações Indígenas (Nepi), sobre situações envolvendo gênero, violências e diversidades étnico-raciais vivenciadas em suas escolas.

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