UFSC entrega resultado oficial do Vestibular 2019.2. Em evento, recebe os 10 primeiros colocados

19/07/2019 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta sexta-feira, 19 de julho, o resultado oficial e os dados gerais do Vestibular 2019.2 em coletiva de imprensa na Sala dos Conselhos, com a presença do pró-reitor de Graduação em exercício, Alexandre Lenzi, da presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar, e da representante da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), a servidora Evelise Santos Souza. O espaço se preencheu com membros da comunidade universitária, jornalistas, candidatos, familiares, amigos e representantes de escolas e cursinhos.

A lista dos aprovados pode ser conferida no site vestibular20192.ufsc.br, e foi liberada logo após a coletiva de imprensa.

A presidente da Coperve fala dos dados gerais do Vestibular 2019.2

“Após um trabalho exaustivo e realizado desde fevereiro deste ano com muito comprometimento e lisura, a Coperve entrega à sociedade o resultado do Vestibular 2019-2”, disse a presidente da Coperve, a professora Maria José Baldessar. Ela explicou que “há quase 50 anos, a Universidade realiza os processos seletivos para ingresso nos seus cursos de graduação e sempre busca manter a qualidade, a confiabilidade e a segurança. A dimensão de organizar um concurso como este, com todas as suas minúcias, leva tempo e dedicação. A equipe, composta por 15 servidores, preocupa-se com os mínimos detalhes”, seja o bem-estar dos candidatos, as condições especiais, os aspectos religiosos e até os de ressocialização, como nos casos dos apenados. Neste concurso, 10 apenados passaram para os cursos de Arquivologia, Engenharia de Aquicultura e Matemática.

Vitor e os pais vieram de Criciúma

A professora reforça que “na atualidade, a universidade pública vive um período de polêmicas e incertezas e, mais do que nunca, nós, que somos servidores, acreditamos que a divulgação de um resultado como este é um fato relevante e deve ser comemorado. Hoje, estamos divulgando os nomes de 565 futuros profissionais. A nossa universidade seleciona por ano em torno de sete mil alunos que ingressam nos cinco campi”. E disse mais: “somos uma universidade diversa, para todos, que irá acolher os novos alunos com muita satisfação. Para chegar neste momento há o envolvimento de mais de 900 pessoas, desde a formulação da prova, os corretores de redação, os fiscais, os coordenadores, os motoristas, os seguranças, os profissionais da saúde, entre outros. São muitas pessoas para atender e garantir a tranquilidade para mais de 8 mil inscritos no processo”.

Bianca, os pais e a irmã aguardam o anúncio da Coperve

Antes de saber que estava no topo da tão esperada lista de aprovados da UFSC, Vitor Aléssio, de 19 anos, falou que esperava por um bom resultado, pois estudou muito e pela pontuação alcançada já imaginava estar entre os aprovados, mas ficar entre os dez primeiros, é para ele “sonhar alto demais”. O estudante de Criciúma estava acompanhado dos pais e dos professores, que não poderiam deixar de estar neste momento do filho e do aluno. Quando chamaram, na ordem decrescente, Vitor foi ficando visivelmente surpreendido com o resultado.

José Vitor, antes de saber que conquistou o quinto lugar geral

Bianca Larissa Sapelli, de 18 anos, que é do município de Salete, também estava com os pais e a irmã menor, e os três aguardavam ansiosos pelo início e pelo anúncio do nome da filha. Disse que era o quinto vestibular que prestava e neste ano já havia passado em mais duas instituições de ensino. Não deixa dúvida que a UFSC será sua escolha final, por ser catarinense, a melhor do estado e por ter o curso que deseja se formar.

José Vitor Elias Cardoso, de 19 anos, é de Florianópolis. Assim como os outros dez da lista também concorreu para Medicina, em uma segunda tentativa, pois já havia feito vestibular para engenharia. Esta mudança radical atribui ao lado emocional, a realização de um sonho e escolheu a UFSC por ser a melhor e pública.

Victor, desde o ensino médio, já sabia que queria fazer UFSC

Victor Lilino Ross da Silva, de 19 anos, também é de Criciúma. Disse que já pensava desde o ensino médio prestar vestibular nesta área e na UFSC. A expectativa é boa quanto à instituição e ao curso em Araranguá, pois já obteve boas recomendações de outros colegas do curso. Além da realização profissional, Victor quer aproveitar também a experiência de ser universitário.

Os dez primeiros colocados:

Vitor Aléssio – Medicina Araranguá
Bruno Giovani Alves – Medicina Araranguá
Isabela Sousa Araujo – Medicina Araranguá
Victor Lilino Ross da Silva – Medicina Araranguá
José Vitor Elias Cardoso – Medicina Araranguá
Tatiana de Oliveira Remor – Medicina Araranguá
Bianca Larissa Sapelli – Medicina Araranguá
Luiz Henrique da Costa – Medicina Araranguá
Julia de Lira Kaszubowski – Medicina Araranguá
10º Maria Zanette Fernandes – Medicina Araranguá

Os três primeiros classificados de Escola Pública:
Mathias Von Den Bylaardt Krause – Medicina Araranguá
Lois de Cesaro Nunes – Medicina Araranguá
Bruna Gonçalves Selau – Medicina Araranguá

Confira as fotos:

Dados gerais

O concurso teve 8.468 candidatos inscritos (1.335 em treino), com índice geral de abstenções de 21,01%. Do total de concorrentes, 491 foram classificados (408 na opção 1 e 83 na opção 1A), 1.057 ficaram em listas de espera e 5.585 foram reprovados. Dos candidatos que solicitaram isenções (1.826), 1.431 foram concedidas e, destes, 41 foram classificados. O Vestibular registrou 59 sabatistas; 164 apenados; e 106 pessoas com condições especiais (surdos, cegos, deficientes, autistas etc). As provas foram realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho nas cidades de Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Joinville e Tubarão.

Opções

Nesta edição do concurso estavam disponíveis 565 vagas distribuídas em 24 opções de cursos. Em Florianópolis, havia vagas para Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia de Aquicultura, Geografia, Matemática, Química e Secretariado Executivo. Em Araranguá, as opções eram Engenharia da Computação, Engenharia de Energia, Medicina e Tecnologias da Informação e Comunicação. Já em Curitibanos, Agronomia e Engenharia Florestal. No Campus Joinville, os candidatos disputaram vagas nos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Naval e Engenharia Ferroviária e Metroviária. Por fim, em Blumenau, as opções foram Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Matemática e Química (bacharelado e licenciatura).

O curso de Medicina do Campus Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019.2, com 5.151 inscritos para 60 vagas, totalizando uma concorrência de 85,85 candidatos por vaga. Apesar de ser o mais procurado, o curso não foi o mais concorrido deste concurso, que teve 110 candidatos disputando uma única vaga para o curso de Licenciatura em Química, no Campus Florianópolis.

Matrícula

O processo de matrícula inicial dos candidatos classificados no Vestibular 2019.2 será realizado nos dias 25 e 26 de julho, nas coordenadorias dos cursos. Os calouros deverão, obrigatoriamente, realizar o preenchimento dos formulários específicos contidos no edital do Vestibular 2019.2 e na portaria conjunta Prograd/SAAD, imprimindo-os e assinando-os para a entrega nas coordenadorias dos respectivos cursos, juntamente com os demais documentos exigidos para a matrícula.

*Pessoas com deficiência devem entregar dias antes a documentação exigida 

Os candidatos que se autodeclararam pessoas com deficiência devem entregar a documentação exigida nos dias 22 a 23 de julho via correio eletrônico para o endereço ou pessoalmente no Departamento de Administração Escolar (DAE), para os cursos de Florianópolis; ou na Secretaria Acadêmica dos respectivos campi, para aprovados em Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

Há possibilidade de a matrícula ser realizada mediante procuração particular, exceto para os candidatos que optaram pelas vagas de Pretos, Pardos e Indígenas da Política de Ações Afirmativas, que devem comparecer pessoalmente.

Os candidatos aprovados por Política de Ações Afirmativas devem ficar atentos aos prazos estabelecidos na Portaria Conjunta Saad/Prograd para a entrega de documentação.

Listas de espera

Quem não comparecer pessoalmente ou não constituir procurador para a realização de sua matrícula inicial no prazo estabelecido perderá o direito à vaga e será substituído pelo candidato de classificação subsequente e imediata da lista de espera. As vagas que não forem ocupadas na matrícula inicial serão realocadas para o edital de 2ª chamada, que será publicado no dia 31 de julho – as matrículas de 2ª chamada serão realizadas em 1º e 2 de agosto. A 3ª chamada será realizada em 7 de agosto e as respectivas matrículas, em 8 e 9 de agosto.

Mais informações no site vestibular20192.ufsc.br

Rosiani Bion de Almeida/Agecom/UFSC

Fotos: Karina Ferreira/estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: coperveresultado oficialUFSCVestibular 2019.2