‘Revolução Silenciosa: 10 anos de cotas raciais na UFSC’ é selecionado no FAM 2019

16/07/2019 13:52

O documentário “Revolução Silenciosa: 10 anos de cotas raciais na UFSC”, produzido pelo egresso da Universidade e jornalista Lucas Krupacz, foi selecionado para 23ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2019, para Mostras de Curtas Catarinense.

Em 2018 completou-se uma década da implantação da Política de Ações Afirmativas para negros na UFSC. Para contar esta história de desafios e transformações, o vídeo traz depoimentos de protagonistas, estudantes cotistas, professores, pesquisadores e representantes de órgãos institucionais.

A narrativa é contada num passo-a-passo de uma revolução possibilitada pelo acesso à educação e mostra os desdobramentos da luta histórica pela conquista de cotas nas universidades. O documentário aborda a desigualdade racial brasileira, o surgimento da política de cotas no país e a importância das ações afirmativas para estudantes e comunidade. Mostra como é a realidade na UFSC: desde a verificação de quem se declara pretos e pardos, os desafios em permanecer na instituição e os impactos na Universidade.

A 23ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2019 vai exibir 72 produções, número 50% maior do que do ano passado. Os filmes estarão divididos entre as seis Mostras Competitivas, as já tradicionais Mostras de Curtas Catarinense, Curtas Mercosul, Infantojuvenil, DOC-FAM, Videoclipe e pela primeira vez, a Longas Ficção Mercosul, que até então só exibia filmes convidados.

São filmes do Brasil, de 10 estados (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Ceará), e do Distrito Federal, e de 16 países envolvidos (Alemanha, Argélia, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Colômbia, Equador, EUA, França, Índia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) que serão exibidos em mais de 80 sessões. Os filmes participantes do FAM 2019 foram escolhidos entre 1.164 produções inscritas, recorde absoluto nestes 23 anos.

Este ano as sessões do Festival serão nas cinco salas do complexo de cinemas CineShow, no Beiramar Shopping. Além desses novos espaços no centro da cidade, as atividades do FAM serão realizadas no Museu da Escola Catarinense (palestras, painéis e o Rally Universitário Floripa 2019) e no Hotel Majestic Palace, na Avenida Beira-Mar, que sedia o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM 2019 – entre 29 de setembro e 1º de outubro.

O FAM 2019 é organizado pela Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais.

Confira a lista dos filmes selecionados:

Mostra Curtas Catarinense

A Alma do Negócio, Rubens Belli| Blumenau | Animação | 11 min
Almofada de Penas, Joseph Specker Nys| Florianópolis e Montevidéu | Animação| 12 min
Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim, Maria Augusta Vilalba Nunes| Florianópolis | Drama| 15 min
Diário de Elizabeth, Junior Rios| Florianópolis |Ficção| 6 min
Ecos e uivos nas terras de Condá, Joelmir Zanette| Chapecó | Documentário| 29 min
Eu Provavelmente Morrerei Anônimo, Luiz Gustavo Laurindo| Florianópolis e Palhoça | Ficção| 10 min
Juventus F.C., Alexandre Manoel| Rio do Sul| Ficção | 10 min
Nas Curvas da Estrada, Viviane Mayumi| Florianópolis, Guarujá do Sul e Curitiba| Documentário| 22 min
Nossa Terra, Samuel Moreira| Itajaí, José Boiteux e Florianópolis| Documentário| 20 min
Revolução Silenciosa: 10 anos de cotas raciais na UFSC, Lucas Krupacz| Florianópolis| Documentário | 27 min